sábado, 23 de março de 2019
Homenagem
Compartilhar:

Solenidade Militar lembra o Dia do Soldado, celebrado neste sábado

Aline Martins / 25 de agosto de 2018
Foto: Nalva Figueiredo
Em comemoração ao Dia do Soldado, que é celebrado hoje, o Exército Brasileiro, através das guarnições militares situadas na Região Metropolitana de João Pessoa, realizaram ontem, no 15º Batalhão de Infantaria Motorizado (15ºBIMTz), a tradicional Solenidade Militar. Cerca de 30 pessoas entre civis e militares foram condecorados como forma de agradecimento pelos serviços prestados à Força Terrestre, em prol dos interesses e do nome das Forças Armadas. Essa data também marca os 215 anos do nascimento do Marechal Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias – patrono do Exército.

A formatura em alusão à data contou com a participação de tropas de todas as Organizações Militares das Guarnições de João Pessoa e Bayeux. Além disso, estiveram presentes familiares, amigos e autoridades. A cerimônia encerrou a Semana do Soldado, durante a qual foram promovidas atividades esportivas, celebrações religiosas, exposição de materiais e palestras de divulgação institucional em unidades de ensino.

Foram homenageados civis representantes do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), Tribunal Regional Eleitoral, Câmara de Vereadores de João Pessoa, Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB), Polícia Rodoviária Federal, religiosos e Assembleia Legislativa da Paraíba.

O presidente do TJPB, desembargador Joás de Brito Pereira Filho, recebeu a medalha do Diploma de Colaborador Emérito, que é destinada as personalidades que possuem elevado conceito na classe e na comunidade a qual pertençam e que tenham praticado ação ou serviço relevante em prol dos interesses e do nome do Exército.

“Eu tenho uma vinculação muito forte com o Exército. Na época, quando tinha 18 anos, fiz o NPOR. Hoje sou oficial da reserva e acho que é uma instituição muito séria e que realmente defende valores importantes para a vida do cidadão. Receber uma medalha do Exército Brasileiro para mim é uma grande satisfação, uma honra”, afirmou.

Já o presidente da Câmara dos Vereadores da Capital, Marcos Vinícius Sales da Nóbrega, recebeu a medalha Exército Brasileiro, que é dada aos cidadãos e instituições que tenham praticado ação destacada ou serviço em prol do Exército.

“É uma honra muito grande para mim, para a Câmara Municipal, ser amigo do Exército. Essa instituição que ama o País, que ama o Brasil e que tem demonstrado uma aproximação das instituições e isso é muito importante. Fico muito feliz em saber que estamos recebendo, ao lado do vice-presidente da Câmara, essa homenagem”, comentou.

Uma data importante

O dia 25 de agosto é uma das datas mais importantes do Exército Brasileiro. “Todo brasileiro se sente parte dessa instituição ou de fato integrando ela ou sendo um admirador, uma pessoa que deposita a confiança. Essa vinda de um expressivo número de autoridades (civis e militares) reflete justamente esse alto índice de confiança que tem o Exército e essa homenagem ao Duque de Caxias”, afirmou o comandante do 1º Grupamento de Engenharia, general de Brigada Marcelo Arantes Guedon, que destacou ainda que nessa data se celebra o aniversário de Duque de Caxias - patrono.

Hoje, o Exército está atuando com missões em vários estados como Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Espírito Santo. Também está em Roraima, na cidade de Pacaraima, que é uma porta de entrada de venezuelanos para o Brasil. Também há soldados distribuindo água no Semiárido nordestino.

Relacionadas