domingo, 18 de agosto de 2019
Geral
Compartilhar:

Transposição do Rio São Francisco está há 70 dias sem água

Wênia Bandeira / 03 de maio de 2019
Foto: Antônio Ronaldo
O bombeamento do Eixo Leste da Transposição do Rio São Francisco, completou 70 dias de paralisação nessa terça-feira (2). Com isso, o Açude Epitácio Pessoa, em Boqueirão, que abastece Campina Grande e mais 18 cidades, passou a depender exclusivamente das chuvas. O manancial não ganha volume desde o dia 26 de abril.

Segundo o presidente da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), Porfírio Loureiro, um problema em Pernambuco está impedindo a chegada dos recursos hídricos a Boqueirão. Ele explicou que a Agência Nacional das Águas (ANA) tem conhecimento do caso. “A retomada do bombeamento depende desse conserto, o que não tem prazo para acontecer. O problema aconteceu na barragem de Cacimba Nova, e a ANA notificou para urgência na solução”, contou o presidente.

O bombeamento da água da Transposição foi paralisada no dia 22 de fevereiro. A princípio, a parada foi realizada por solicitação do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas do Ceará (Dnocs), para obras no ponto de captação para a Adutora do Pajeú, o que já foi finalizado.

Porfírio Loureiro informou que, mesmo sem receber a água do São Francisco, não há risco de colapso em Campina Grande e região. Ele falou que uma simulação da capacidade de abastecimento será fechada em 31 de maio, fim do inverno, mas que a retirada da Cagepa e dos pequenos irrigantes pode continuar.

O presidente da Aesa afirmou que, levando em consideração o Plano de Gestão das Águas do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF) para 2019, o Açude Epitácio Pessoa deixou de receber nestes 70 dias, 15 milhões de metros cúbicos. O plano diz que seriam bombeados 3,5 metros cúbicos por segundo para o reservatório.

Silêncio. O CORREIO procurou o Ministério da Integração Nacional (MIN), mas até o fechamento desta edição as respostas solicitadas não foram encaminhadas.

Volume. Boqueirão tinha até ontem 107.237.254,08 metros cúbicos, o que equivale a 26,05% de sua capacidade.

Relacionadas