quinta, 06 de maio de 2021

Geral
Compartilhar:

‘Todas por Uma’ se reúne nesta quinta na UFPB

Ainoã Geminiano / 10 de maio de 2018
Foto: Reprodução
A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) recebeu ontem a reunião do Fórum Todas por Uma, ação idealizada pela presidente da Comissão dos Direitos da Mulher, da Assembléia Legislativa, deputada Daniella Ribeiro, para reunir mulheres que têm função de destaque nos diversos setores da sociedade para promover ações de combate à violência contra os direitos da mulher.

Durante o encontro, a reitora da universidade, Margareth Diniz, se disse preocupada com os atos de violência contra a mulher praticados dentro dos campi da instituição, a exemplo de inúmeros casos de assédio, num ambiente onde todos deveria ter igual protagonismo. Margareth destacou também o preconceito contra as mulheres, evidente inclusive no comando da instituição, sendo ela a primeira mulher a dirigir a UFPB, depois de 19 reitores homens.

A reunião também teve um caráter de avaliação de algumas das principais ações já realizadas pelo Fórum, a exemplo da conquista do tratamento da estudante Layssa Polyana Vasconcelos, de Campina Grande, acometida de uma doença degenerativa. Ela precisava de um medicamento que custa R$ 2,5 milhões e que foi conseguido junto ao Ministério da Saúdem, através da ação do Fórum. A estudante esteve na reunião para mostrar a evolução positiva de sua condição física, após a primeira dose do medicamento. Sozinha, ela conseguiu levantar da cadeira, movimento que era impossível antes do início do tratamento.

Interiorização. Ao final do encontro, alguns encaminhamentos foram dados, com destaque para a decisão do grupo de levar os debates para o interior do Estado, além do eixo João Pessoa/Campina Grande, onde também há muitas mulheres que precisam de voz ativa que as represente. Também foi estabelecida a criação de um canal de comunicação, pelo Whats App, como forma de agilizar o contato entre as integrantes do Fórum, em momentos além das reuniões.

Relacionadas