domingo, 17 de novembro de 2019
Geral
Compartilhar:

Terceira e última temporada de ‘Jessica Jones’ é lançada hoje

André Luiz Maia / 14 de junho de 2019
Foto: Divulgação
O projeto da Marvel Studios com a Netflix acaba de ser encerrado. O lançamento da terceira (e última) temporada de Jessica Jones fecha um ciclo iniciado em 2015, em uma tentativa de replicar o universo compartilhado dos cinemas em formato de seriado, com os heróis "suburbanos" da franquia.

Em fevereiro, a Netflix anunciou o cancelamento de Jessica Jones e O Justiceiro, dando sequência às descontinuações de Demolidor, Punho de Ferro e Luke Cage, estas últimas encerradas no fim do ano passado.

Algumas delas patinavam em termos de audiência, mas a grande razão desse cancelamento se dá por conta da criação da nova plataforma de streaming da Disney, o Disney+.

A princípio, especulava-se que os cancelamentos dos seriados na Netflix seriam o primeiro passo para uma transição para a nova plataforma. No entanto, os contratos da Marvel com a gigante do streaming vão até 2020, sem previsão para que estes personagens aparecem em novas apresentações.

Na primeira temporada, Jessica Jones, que surgiu nos quadrinhos publicados pela Marvel Comics em novembro de 2001, em Alias, escrita por Brian Michael Bendis e desenhada pelo artista Michael Gaydos. teve que encarar o poder de Kilgrave, um controlador de mentes, espécie de metáfora para um relacionamento abusivo. A temporada foi recebida de maneira positiva pelo público e de maneira moderada pela crítica. O mesmo sucesso não foi conquistado pela segunda leva de episódios, em que Jessica se viu obrigada a encarar o passado e sua própria mãe.

Nesta terceira, com 13 episódios, a expectativa é que haja maior ação. Aqui, a protagonista tenta derrubar Gregory Salinger (Jeremy Bobb), cujo nome nos quadrinhos da Marvel é Foolkiller. No primeiro trailer divulgado, Jessica está sob cerco de Salinger, que a chama de traidora e a acusa de desperdiçar todas as vantagens que lhe foram dadas.

Durante a temporada, a expectativa é que outros personagens entrem em ação, a exemplo de Trish Walker, como Hellcat, e Jeri Hogarth, que terá um papel crítico em tirar Salinger da prisão. Também já se sabe que a estrela Krysten Ritter dirigiu um dos episódios.

Quem já assistiu aos episódios em primeira mão, no entanto, não traz boas expectativas. A crítica internacional foi majoritariamente negativa, apontando diversas fragilidades do roteiro e um sabor amargo, já que, na opinião dessas pessoas, a série não fechou o arco de Jessica Jones com justiça.

“Se essa não fosse a temporada final da série, talvez estivéssemos tendo uma conversa diferente sobre o arco geral da história. Mas, como arco de temporada final, ele não faz o necessário para trazer uma conclusão satisfatória", aponta Merrill Barr, da Forbes.

Charles Pulliam-Moore, do portal iO9 lamenta a oportunidade perdida de desenvolvimento dos personagens. “Ao fim dos 13 episódios, todos os personagens se tornaram versões mais cristalizadas e concentradas de si mesmos, mas não parece que evoluíram da forma como esperaríamos de uma temporada final”.

As séries, como os filmes da Marvel, compartilham um mesmo universo e personagens coadjuvantes "navegam" entre elas. Portanto, convém assisti-las na ordem em que estrearam (veja no quadro ao lado). Em determinado momento, elas convergem para uma série que os reuniu, Os Defensores, que teve apenas uma temporada de sete episódios. As séries da Netflix também citaram de leve elementos dos filmes, como o ataque alienígena a Nova York em Os Vingadores (2012), mas esses universos acabaram não se cruzando mais que isso.

A Marvel na Netflix, na ordem:

Demolidor — 1ª Temporada (abril de 2015)

Jessica Jones — 1ª Temporada (novembro de 2015)

Demolidor — 2ª Temporada (março de 2016)

Luke Cage — 1ª Temporada (setembro de 2016)

Punho de Ferro — 1ª Temporada (março de 2017)

Os Defensores (agosto de 2017)

O Justiceiro — 1ª Temporada (novembro de 2017)

Jessica Jones — 2ª Temporada (março de 2018)

Luke Cage — 2ª Temporada (junho de 2018)

Punho de Ferro — 2ª Temporada (setembro de 2018)

Demolidor — 3ª Temporada (outubro de 2018)

O Justiceiro — 2ª Temporada (janeiro de 2019)

Jessica Jones — 3ª Temporada (hoje)

 

 

Relacionadas