sexta, 19 de abril de 2019
Geral
Compartilhar:

‘Stromboli’ é destaque na volta do Cine Banguê; veja estreias do cinema

Renato Félix / 14 de fevereiro de 2019
Foto: Divulgação
O Cine Banguê está de volta a partir de hoje, após uma longa ausência motivada por um problema técnico envolvendo o projetor e a burocracia para resolvê-lo. O retorno, no entanto, é em grande estilo, com a apresentação da cópia restaurada de Stromboli (1950), clássico de Roberto Rossellini que marcou a estreia da sueca Ingrid Bergman, então estrelça de Hollywood, no neo-realismo italiano.

Ingrid havia se apaixonado pelos filmes anteriores de Rossellini (que havia inaugurado o neo-realismo com Roma, Cidade Aberta, em 1945) e quis filmar com o diretor. Acabaria se apaixonando também por ele, engravidando, e passando a viver com ele, deixando em Hollywood o marido dentista.

Um escândalo, gerando uma perseguição moralista que provocou um hiato em sua carreira nos EUA. Que ela retomou em 1956, com Anastácia, a Princesa Esquecida.

Em Stromboli, ela é uma lituana que se casa com um pescador que vive em um povoado aos pés do vulcão Stromboli, numa ilha. A mulher se casa para deixar um campo de concentração, já que não consegue um visto para a Argentina. Porém, a vida na ilha é dura e ela não consegue se acostumar: acaba entrando em conflito com o marido e com as pessoas da comunidade.

O neo-realismo foi um estilo nascido na necessidade: ao fim da II Guerra, a Itália estava arrasada e os cineastas não tinham dinheiro nem disposição para os filmes em estúdio feitos até então. Levbaram suas câmeras para as ruas para captar histórias que estivessem mais identificadas com o povo e com a situação do país na época. Combinar isso com uma estrela do quilate de Ingrid Bergman, que já tinha feito Casablanca e ganhado Oscar, sem dúvida foi um desafio a mais para Rossellini.

Outras estreias da semana



‘Minha Fama de Mau’

A cinebiografia de Erasmo Carlos tem Chay Suede no papel. Estreia hoje em João Pessoa.

‘A Mula’

Clint Eastwood dirige e atua neste drama sobre um nonagenário que transporta drogas. Estreia hoje em JP.

‘Alita — Anjo de Combate’

Adaptação do animê. Estreia hoje em João Pessoa, Campina, Patos, Guarabira e Solânea.

‘Baronesa’

Documentário sobre duas mulheres que moram na periferia de Belo Horizonte. Estreia sábado em João Pessoa.

Relacionadas