sábado, 19 de setembro de 2020

Geral
Compartilhar:

Sistema Correio realiza ação de a prevenção ao câncer de próstata

Lucilene Meireles / 23 de novembro de 2016
Foto: Assuero Lima.
A prevenção ao câncer de próstata, lembrada durante todo este mês, ganhou reforço ontem com uma ação realizada pelo Sistema Correio de Comunicação, na sede da empresa. A ideia foi chamar a atenção para a campanha Novembro Azul, oferecendo serviços como aferição de pressão arterial, teste de glicemia, avaliação bucal, orientações de saúde e um café da manhã especial para funcionários do Sistema, mas principalmente chamar a atenção para a importância do exame que, para muitos homens, ainda é tabu.

Fabiano Lins Maciel, funcionário da RCTV, tem 44 anos e ainda não fez o exame. Ele admite ter certo preconceito, mas sabe da importância do diagnóstico precoce, até porque há vários casos de câncer na família. “Sou consciente. Sei que é importante fazer o exame, mas ainda tenho certa resistência. De qualquer forma, estou me preparando para fazer”, afirmou.

O urologista Osório Abath afirmou que este é um dos principais fatores da mortalidade em decorrência do câncer de próstata. “Um dos maiores problemas é o preconceito dos homens em relação ao exame de toque, que continua sendo o meio mais eficaz na descoberta do tumor”, explicou. A doença não apresenta sintomas no início e, nos casos em que há casos na família, o ideal é que se comece a fazer os exames a partir dos 40 anos. Os que não se encaixam nesse perfil podem aguardar até os 45 anos.

Durante a ação, quem passou na rua também participou e concorreu, inclusive, a brindes de parceiros, como limpeza de pele. “Este é um evento do Sistema Correio prestigiando a campanha Novembro Azul. Trouxemos parceiros como a Faculdade de Enfermagem e de Medicina (Facene/Famene) e a Bucal, com orientações para despertar o interesse pelos cuidados com a saúde”, destacou Sulya Neiva, gerente de Recursos Humanos do Sistema Correio.

André Klauber Fernandes, da Bucal Saúde, um dos parceiros da ação, destacou que os cuidados com a saúde não devem ser apenas no mês de novembro e não se restringem ao exame da próstata. “É de grande importância o cuidado com a saúde bucal. Uma mastigação errada, por exemplo, pode causar gastrite e outros problemas digestivos. Um dente cariado pode levar à morte, porque a bactéria vai para a corrente sanguínea, causando endocardite bacteriana. Hoje, além da estética dos dentes, é preciso que eles estejam saudáveis”, ensinou.

 

 

 

Relacionadas