quarta, 25 de novembro de 2020

Geral
Compartilhar:

Sem gasolina: conheça os perigos de abastecer um veículo com combustível errado

Rammom Monte / 29 de dezembro de 2015
Foto: Divulgação
Nos últimos dias, os proprietários de veículos enfrentaram problemas na hora de abastecer o carro por conta da falta de gasolina nos postos de combustíveis de João Pessoa. A falta se deu devido a um problema no abastecimento da gasolina nos estabelecimentos. Por conta disto, muitos condutores se viram obrigados a abastecerem com etanol. Para os carros que aceitam os dois tipos de combustíveis, os chamados “flex”, tudo bem. Mas e o carros que só aceitam gasolina? Alguns motoristas estavam desconsiderando isto e abastecendo com etanol, sem saber dos males que poderiam causar ao veículo. O mecânico Sérgio Queiroz explicou o que pode acontecer com um carro se for abastecido com o combustível errado.

Segundo Sérgio, ao abastecer o carro com o combustível errado, o condutor pode vir a ter grandes prejuízos no futuro. Segundo ele, há até a possibilidade do veículo nem vir a funcionar mais.

“O veículo movido apenas a gasolina já tem um sistema apropriado voltado para receber apenas este tipo de combustível. Quando você abastece com outro combustível, como etanol, por exemplo, o sistema do veículo não vai reconhecer e vai travar tudo, podendo até deixar de funcionar”, explicou.

Ainda de acordo com ele, até os carros flex podem sofrer algum tipo de problema em determinadas situações. Ele explica que nem sempre é possível abastecer com álcool ou gasolina.

“Até os carros flex podem apresentar problemas. Por exemplo, se seu carro estiver na reserva com álcool e você abastecer com gasolina, ou vice-versa, quando você desligá-lo e for ligar de novo, pode apresentar problema, já que ele não se “acostumou” com o novo combustível, já que várias coisas, dentre elas a taxa de compressão, são diferentes para álcool e gasolina”, finalizou.

Relacionadas