sábado, 19 de setembro de 2020

Saúde
Compartilhar:

Tai chi chuan melhora equilíbrio de pacientes com Parkinson

Lílian Moraes / 06 de setembro de 2015
Foto: Divulgação/Internet
O tai chi chuan é uma verdadeira fonte de juventude. Ele ativa os hormônios e as células imunes, fortalece o coração, melhora os reflexos e equilíbrio e diminui os sinais da idade, de acordo com pesquisas realizadas – como o estudo feito no Serviço de Geriatria do Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – o poder de rejuvenescimento do tai chi chuan, tanto físico como mental, tem sido comprovado, pois a atividade abaixa a pressão sanguínea, irriga as juntas, estimula a circulação, fortalece os músculos e o sistema imunológico, promovendo a calma mental.

Outra boa notícia é que o tai chi chuan ajuda os pacientes com Parkinson a melhorarem seu equilíbrio e aumentarem a força muscular, segundo estudos dos pesquisadores do Instituto de Pesquisa de Oregon, liderados pelo médico Fuzhong Li.

O acupunturista Ansélio D’Castilho, mestre em tai chi chuan, explica que o tai chi chuan é e uma meditação em movimento. Ao mesmo tempo em que nos concentramos (meditando), exercitamos os músculos e, alongamos os tendões. E, a cada movimento executado, expiramos ou inspiramos o ar dos pulmões. Esse conjunto de ações equilibra as energias Yin e Yang observando os mesmos princípios da acupuntura (Medicina Tradicional Chinesa).

De acordo com o mestre Ansélio D’Castilho o exercício é feito por meio de movimentos simples, suaves e fáceis de serem aprendidos. “Não exige habilidades especiais e pode ser executado em qualquer lugar, interior ou exterior, sozinho ou em grupo. Qualquer pessoa pode desenvolver a arte a níveis bastante elevados. Basta uma prática consistente, concentração e um bom professor”, explica.

O sistema respiratório é beneficiado pela prática de respiração constante, trabalhando-a de forma correta.

O sistema cardiovascular é beneficiado, pois há um aumento da elasticidade das artérias, que encolhe com o avanço da idade, e está ligado a doenças cardiovasculares como a hipertensão, por exemplo. É uma atividade ótima para a redução do peso corporal. o tai chi busca o equilíbrio do sistema nervoso e das emoções. Um coração calmo é a base do caminho para o rejuvenescimento.

Benefícios

*Equilibra a pressão sanguínea

* Reduz o estresse, diminuem a frequência cardíaca e aumentam

*Aumenta a capacidade de concentração:

* Alonga os músculos e deixa as juntas flexíveis

*Melhora o equilíbrio e reduz o risco de quedas e acidentes:

* Melhora a circulação

* Melhora o humor

Relacionadas