sábado, 18 de novembro de 2017
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Enem 2015: saiba o que comer antes e durante as provas deste fim de semana

Da Redação com Brasil Escola / 23 de outubro de 2015
Foto: Divulgação
Está chegando à hora! Acontecem neste fim de semana(sábado 24 e domingo 25) as provas do Exame Nacional do Ensino Médico (Enem). Além dos conhecimentos adquiridos ao longo do ano, outro fator crucial pode fazer a diferença: uma boa alimentação. Para manter a concentração é ideal o estudante estar atento aos mínimos detalhes. E alguns cuidados auxiliam no bom funcionamento do organismo e ainda ajudam na concentração e controle da ansiedade.

Para a nutricionista Luna Azevedo, o estabelecimento de uma rotina pré-Enem é importante, principalmente no dia anterior, o que inclui comer de três em três horas, evitar alimentos pesados e que causam gases (repolho, feijoada, couve-flor), além de dormir bem.

Antes da prova

Já para os dias de prova, a nutricionista sugere duas refeições antes do exame. Para o café da manhã, Luna sugere alimentos como mel, frutas e aveia. "O mel tem frutose, que fornece energia e aumenta a atividade cerebral. Como fruta eu recomendo banana, que além de ser acessível, causa bem-estar e sensação de relaxamento, enquanto a aveia é uma fibra que vai dar saciedade", destaca.

No caso da segunda refeição, Luna ressalta que a escolha dos alimentos depende do horário em que o estudante vai fazer a prova, já que alguns estados possuem algumas horas a menos em relação à Brasília. Para quem vai apenas lanchar, uma opção é o consumo de sanduíches com frango, ovo ou atum, cerca de duas horas após o café da manhã.

A nutricionista recomenda aos estudantes que pretendem almoçar antes do exame que comam alimentos ricos em ferro, que oxigena o cérebro e fortalece a parte energética e metabólica; fósforo, pois melhora a memória e auxilia na comunicação dos neurônios, além da proteína, responsável pelo fornecimento de energia. Comida leve é uma boa escolha, pois facilita a digestão.

Durante o Enem

Durante as provas, nutricionista recomenda comidas de fácil manuseio e que possuem características funcionais, como é o caso das castanhas (do Pará, de Caju), já que elas melhoram a concentração e a memória, além de possuirem efeito neutralizador do estresse, as quais também podem ser substituídas por amendoim ou sementes de abóbora. Outras indicações são chocolate, de preferência com 50% ou mais, pois proporciona a sensação de prazer, relaxamento e bem-estar, fundamental durante o Enem.

Entre as bebidas, a água é indispensável. "Uma garrafa com água é fundamental para não ficar desidratado durante às provas, já que a desidratação diminui a concentração", ressalta a nutricionista. Outros líquidos como café, suco de guaraná ou mate também podem ser utilizados. Já o refrigerante não é recomendado. "Apesar do refrigerante aumentar a glicose, o pico só dura alguns minutos e depois há diminuição e sensação de cansaço" - alerta a nutricionista.

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