As festas juninas são comemoradas em todo o país, mas em nenhum lugar do Brasil elas têm a importância e nem a alegria e o charme que têm aqui no Nordeste. Por isso mesmo o mês de junho é o mais festejado na Região. Aqui na Paraíba, então, é um mês inteiro de comemorações que começaram com a abertura oficial em Campina Grande - o palco maior desta festa - e pelas cidades do interior como Patos, Santa Luzia, Solânea, Monteiro, Bananeiras e outras. Na Capital, os festejos também não ficam atrás. Desde concursos de quadrilhas até shows de forró em vários pontos da cidade. Afinal quem é que resiste a um arrasta pé, triângulo, zabumba?
Junho também é mês de fogueira, quadrilha e, claro, muita comida de milho como pamonha, canjica, bolo de milho e pé de moleque. Se você é daquelas pessoas que não resistem a uma pamonha quentinha, canjica, pé de moleque, então aproveite, porque neste mês tudo é permitido em homenagem a aos santos juninos - Santo Antônio, São João e São Pedro.
Mas, sabe aquele velho ditado que tudo demais é veneno. Quando se trata do consumo de comidas juninas é dito e feito. O pior é que o milho engorda mesmo, pois é rico em carboidratos. O melhor é não abusar.
O nutricionista clínico Sebastião Filho alerta que o consumo excessivo das comidas, principalmente em crianças, pode levar a uma infecção intestinal. “Por ser muito rico em gorduras, o coco pode causar “dor de barriga”. Mas apenas quando saboreado em excesso”, explica.
Ele ensina que os pais devem ter cuidado na alimentação das crianças. “Melhor dosar a quantidade, para não sofrer com as consequências desastrosas mais tarde”, diz. O ideal é distribuir pequenas quantidades durante o dia, sempre depois das refeições e aconselha os pais, mesmo no Dia de São João e de São Pedro, que é um dia especial, a não deixar os pimpolhos trocarem o almoço por uma pamonha ou canjica . “As crianças, podem sim, comer comida de milho, mas devem se alimentar corretamente, almoçar, e deixar os pratos a base de milho para o café da manhã , lanche da tarde ou mesmo no jantar”, ensina.
Caso as crianças reclamem de dor de barriga, dor de cabeça ou náuseas, ele aconselha chá de erva-doce e bastante água para desintoxicar. Se os sintomas persistirem é melhor procurar um médico. “É comum nessa época as intoxicações por te. O remédio é água, chás e uma alimentação leve”.
Sobre o milho
O milho é um dos cereais mais consumidos pelos seres humanos desde o surgimento da agricultura. São os antioxidantes carotenoides como a luteína e zeaxantina que dão a cor amarela aos grãos de milho. Estas substâncias servem principalmente para promover a saúde dos olhos.
As diferentes variedades de milho também são ricas em fibras que auxiliam no emagrecimento e fortalecem a saúde do trato digestivo inferior.
“O milho é uma fonte rica de muitas vitaminas e minerais e por este motivo o consumo das suas diferentes variedades, assim como dos seus derivados, encaixa-se perfeitamente em uma dieta saudável e nutritiva”, explica a nutricionista Cláudia Oliveira. Ela explica que o milho é rico em amidos e proteínas, boa fonte de folato e tiamina e possui boas quantidades das vitaminas A e C, de potássio e ferro.
RECEITAS DE DAR ÁGUA NA BOCA
Pamonha
Ingredientes
l 5 espigas de milho verde grandes
l 1/2 xícara de chá de leite
l 1 colher de sopa de manteiga
l 1 xícara de chá de açúcar
Preparo
l Descasque as espigas de milho e reserve as palhas, eliminando os fios.
l Usando uma faca afiada, corte os grãos de milho bem rente ao sabugo.
l Coloque-os no liquidificador e bata até obter um creme e reserve.
l Aqueça o leite junto com a manteiga e o açúcar até que a manteiga derreta.
l Apague o fogo e deixe esfriar.
l Enquanto isso, escolha as palhas maiores, dobre-as e costure as laterais, fazendo saquinhos.
l Misture o creme de milho com o leite, a manteiga e o açúcar mexendo bem.
l Distribua o creme obtido entre os saquinhos.
l Feche-os bem, amarrando com tiras de palha.
l Coloque os saquinhos numa panela com água e cozinhe até que a pamonha esteja firme e a palha amarelada.
l Sirva-as quente ou frias.
Canjica
INGREDIENTES
Canela em pó
1 lata de leite
1 lata de leite condensado
1½ xícara de milho branco para canjica
Preparo da Receita
Deixe a canjica de molho em água fria por, no mínimo, 2 horas. Escorra a água e leve a canjica ao fogo em panela de pressão com dois litros e meio de água fria, reduzindo o fogo após a fervura. Deixe cozinhar por 1 hora. Depois de cozida, retire do fogo, deixe sair toda a pressão e abra a panela. Junte o Leite Moça, o leite e deixe ferver por mais 5 minutos, mexendo de vez em quando até ficar cremosa. Despeje em uma tigela e polvilhe canela.
Bombocado de fubá e coco
Ingredientes:
300g de coco ralado
1 xícara (chá) de leite
400ml de leite de coco
3 ovos
1 embalagem de mistura para bolo Dona Benta sabor fubá
4 colheres (sopa) de açúcar
4 colheres (sopa) de margarina em temperatura ambienteModo de preparo:
Deixe o coco ralado de molho no leite por 1 hora. Escorra o coco, reserve o leite e o coco separadamente. No liquidificador, bata o leite de coco, o leite reservado e os ovos. Acrescente a mistura Dona Benta, o açúcar e a margarina e bata até ficar homogêneo. Passe para uma tigela e incorpore delicadamente o coco ralado. Coloque numa forma untada e enfarinhada. Asse em forno médio (180ºC), preaquecido, por cerca de 40 minutos ou até que, espetando um palito, este saia limpo.
Bolo de milho
150 ml de leite
3 ovos
2 colheres de margarina
Cobertura e recheio
400g de paçoca
1 lata de leite condensado
Calda para umedecer
1 xícara (chá) de água
½ xícara (chá) de açúcar
Modo de preparo:
Bolo: prepare a mistura Dona Benta conforme indicado na embalagem. Asse utilizando forma redonda.
Cobertura e recheio: esfarele a paçoca e separe 3 colheres para decorar. Em uma panela, misture a paçoca com o leite condensado e leve ao fogo médio por 4 minutos. Reserve.
Calda para umedecer: misture os ingredientes, leve ao fogo até formar uma calda.
Montagem: corte o bolo ao meio formando dois discos. Passe um disco em um prato de servir e umedeça com metade da calda. Espalhe a metade do creme de paçoca e coloque o outro disco. Regue com o resto da calda, cubra com o creme de paçoca e decore com a paçoca. Leve à geladeira até à hora de servir.