terça, 19 de janeiro de 2021

Geral
Compartilhar:

Projeto Tintin exibe três curtas-metragens da Mostra Mulher

Audaci Junior / 22 de março de 2017
Foto: Divulgação
No Mês das Mulheres, a mostra promovida pelo Tintin Cineclube aborda a temática feminina na seleção de curtas-metragens para serem exibidos gratuitamente nesta quarta-feira, a partir das 19h30, no Cine Bangüê do Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa.

Questões sobre a sexualidade, como a autonomia sobre o próprio corpo, a criminalização perante o aborto, além das marcas físicas e emocionais estão presentes nas produções.

Na sessão, o documentário gaúcho Ventre Livre, de Ana Luiza Azevedo, tem por base a história de mulheres que enfrentaram o aborto. A produção abre a discussão sobre os direitos reprodutivos do Brasil. A diretora relaciona a questão à desigualdade socioeconômica brasileira, aos valores cristãos e à própria posição da mulher na sociedade, enfatizando o problema de gravidez na adolescência.

Já a ficção paulista A Triste História de Kid-Punhetinha, de Andradina Azevedo e Dida Andrade, acompanha os estudantes Victor e Verônica. Apesar de pertencerem a mesma classe, a Verônica, que nunca beijou ninguém, é apaixonada por Victor. Um dia, por pressão dos amigos, ele transa com ela. Dois meses depois, entre silêncios e angústias, o jovem e inexperiente casal vai a uma clínica de aborto.

Por fim, a ficção também de São Paulo A Boneca e o Silêncio fecha a grade de exibição. Sob direção de Carol Rodrigues, o curta aborda a solidão de uma menina de 14 anos, que decide interromper uma gravidez indesejada.

Relacionadas