segunda, 21 de maio de 2018
Geral
Compartilhar:

Projeto ‘Castelo de Bonecas’ ganha exposição no Tribunal de Contas

Kubitschek Pinheiro / 12 de Abril de 2018
Foto: Divulgação
O trabalho artesanal de confecção de bonecas de pano, proveniente do Projeto “Castelo de Bonecas”, será exposto na próxima sexta-feira, (20) às 9h30, no Plenário do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba.  O Projeto é coordenado pela Juíza Auxiliar da Vara de Execução Penal da Capital, Andréa Arcoverde Cavalcanti, e tem por objetivo a promoção da ressocialização das reeducandas do Presídio Júlia Maranhão, incentivando o trabalho artístico produtivo como forma de inclusão social.

A promoção de mais uma exposição do Projeto e das bonecas nele produzidas, desta vez no Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, é decorrente de uma ação articulada entre a Juíza coordenadora e a AEMP, disseminando a expansão do ideal de incentivo à ressocialização e a própria demonstração da qualidade dos produtos artísticos que são confeccionados.

Trata-se da segunda exposição com o apoio de organização da AEMP, já tendo havido outras exposições entre o final de 2017 e o início de 2018, a exemplo daquela ocorrida no 27º Salão de Artesanato da Paraíba, no entre os dias 17/01 e 06/02 deste ano. O Projeto se prepara igualmente para ser exposto na 19ª FENARTE, realizada no vizinho Estado de Pernambuco, considerada uma das maiores feiras de artesanato da América Latina e que será realizado de 04 a 15 de julho.

A Presidente da AEMP ressaltou que a associação está apoiando esse projeto “Castelo de Bonecas” pela segunda vez, porque se encaixa, perfeitamente, no novo modelo de gestão social da instituição, voltado para ações sociais que não se restringe ao ato de doar, mas que expressem muito mais que a “simples” doação, que incentivem uma verdadeira mudança de vida, de comportamento e de oportunidade real de inserção na comunidade de uma forma muito mais digna e humanizada.

Há três anos à frente do Projeto, a Juíza Andréa disse que o trabalho é contínuo: “já me sinto realizada com a chegada do Projeto a TCE/PB nessa parceria com a AEMP, mas ainda temos muito o que realizar. Desde quando eu atuava no interior, sempre tive um olhar especial para a execução penal”, refletiu.

Para o presidente do TCE/PB, André Carlos, a iniciativa da AEMP é bastante significativa. “A AEMP conta com o apoio do Tribunal de Contas, pois temos um viés de atuação direcionado à assistência social e à promoção da dignidade, como prevê a Constituição Federal. Nesse trabalho com as reeducandas, percebemos que, de uma forma direta, a AEMP concorre para a valorização da pessoa humana e sua dignidade. Vamos participar juntamente com nossos funcionários”, disse o Conselheiro.

Convidamos a população para participar do evento, esse ato solidário que une a sociedade ao projeto “Castelo de Bonecas”. Ao sermos generosos, nos sensibilizamos e fazemos os outros se realizarem também As pessoas que queiram ajudar, compareçam ao Tribunal de Contas, na sexta-feira, dia (20) pela manhã e façam a aquisição das bonecas, que são verdadeiras obras de arte.

Como adquirir as Bonecas

Para quem deseja conhecer de perto esse projeto e ajudar prestigiando a produção artística e a ressocialização por ela alcançada, o Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, localizado na Rua Professor Geraldo Von Sohsten, no bairro de Jaguaribe, nesta Capital, é o endereço desta mais nova exposição, sendo o evento aberto ao público, que poderá adquirir as bonecas no estande de vendas especialmente montado.

Relacionadas