segunda, 20 de maio de 2019
Previsão
Compartilhar:

Primavera começa nessa sexta-feira sem chuvas e com temperaturas de quase 36ºC

Katiana Ramos / 21 de setembro de 2017
Foto: NALVA FIGUEIREDO
A estação da primavera, que começa pontualmente às 17h02 desta sexta-feira (22) no Hemisfrio Sul, virá com temperaturas mais altas e praticamente sem chuvas na Paraíba. No Estado, os termômetros devem marcar em torno de 29ºC, no Litoral, a até 35.8ºC, no Sertão.

Os dados são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Um dos meteorologistas do órgão, Ednaldo Correia, explica que o começo da primavera tem essa característica de elevação da temperatura já a partir do final do inverno e lembra que, geralmente, este é o período mais seco do ano para a região Nordeste. “A primavera tem como características a diminuição das chuvas e elevação das temperaturas. Estamos no fim do inverno, mas no Sertão da Paraíba já têm cidades marcando entre 33ºC e 35ºC. Além disso, começa o período da redução de chuvas em toda a região e no Sertão a temperatura pode chegar a mais de 40ºC”, acrescentou o meteorologista.

Um exemplo do calor previsto para a primavera que sinaliza uma prévia de como será o verão, que só começa em dezembro, é a redução do acúmulo de chuvas. Segundo a previsão do Inmet, somente para João Pessoa o volume total de chuvas até o fim deste mês deve somar 87 milímetros (mm). Para se ter ideia da redução, em julho o acumulado foi de 346 mm e 183 mm em agosto. “Essa redução nas chuvas deve continuar até janeiro, quando estaremos no verão. Em outubro a previsão é de 35 mm, em novembro 24 mm e em dezembro 28 mm. É o trimestre mais seco do ano”, destacou Ednaldo Correia.

Proteção

Diante da previsão de temperaturas mais altas resta aos paraibanos aumentar os itens de proteção contra a radiação solar e desidratação. A dermatologista Marcela Vidal lembra que o protetor solar deve ter o fator de proteção 30, no mínimo, e que o produto deve ser aplicado a cada três horas ou conforme a exposição da pessoa aos raios solares. Para quem trabalha nas ruas ou pensa em encarar a praia ou a piscina, o uso de bonés, chapéus e viseiras também são bem vindos. “Na nossa região não tem muita diferença de estação do ano e recomendamos sempre o uso do protetor solar e nesse período da primavera ao verão, com temperaturas mais altas, isso é indispensável. Também aconselhamos o uso de óculos escuros com fator de proteção para os que trabalham ou ficam muito tempo expostos ao Sol. Mas, é preciso usar produtos que realmente tenham essa proteção e comprados em óticas”, destacou a médica da Hapvida.

Ainda sobre os cuidados com a pele, Marcela Vidal lembrou ainda sobre o uso de cremes hidratantes e do aumento na ingestão de líquidos. “Como também teremos pouca umidade nesse período, hidratar a pele é importante. A maneira certa de aplicar o hidratante é logo após o banho, com a pele ainda úmida, para o produto penetrar mais rápido. Depois disso, aplica o protetor solar”, aconselhou a médica.

Relacionadas