segunda, 15 de julho de 2019
Geral
Compartilhar:

Pernambucano Romero Ferro faz apresentação gratuita em JP

André Luiz Maia / 15 de fevereiro de 2019
Foto: Bieco Garcia/Divulgação
Romero Ferro traz hoje para João Pessoa um repertório que mescla tendências sonoras globais com a música regional pernambucana com roupagem pop. Seu lançamento mais recente é a canção "Acabar a brincadeira", que também ganhou um clipe bem colorido.

No show em João Pessoa, ele traz músicas novas, que estarão em seu álbum novo, Ferro, com previsão de lançamento em abril, além de frevos e outras músicas próprias do período carnavalesco.

O cantor e compositor recifense batizou o gênero como brega wave, por pegar elementos da música da periferia de Recife e fundi-los com a new wave, gênero musical que volta a se tornar popular em uma leitura contemporânea com toque retrô. Os sintetizadores do brega se encontram com o som sintético e nostálgico do new wave, evocando a música dos anos 1980 com uma pitada regional.

Romero vive um momento de novas perspectivas na carreira. Depois de seu disco de estreia, Arsênico, lançado em 2016, ele enveredou por essa sonoridade mais dançante com “Acabar a brincadeira” e seu single anterior, “Pra te conquistar”. Agora, a ideia é aproveitar a época do Carnaval.

“No ano passado, a gente já teve um Carnaval muito bacana. Em Pernambuco, é uma festa multicultural, que está sempre muito aberta a todos os ritmos e à criatividade dos artistas. Agora, eu quero apresentar esse brega wave, com esses dois singles que eu já havia gravado na época do Carnaval do ano passado”, comenta Romero.

Além da carreira autoral, Romero lidera o projeto Frevália, que busca criar um espaço para que artistas de frevo possam tocar os clássicos e apresentar novas composições. “O Frevália continuará, mas quero torná-lo um projeto independente da minha presença. Continuarei participando algumas vezes e coordenando, mas quero que ele ande com as próprias pernas e não dependa da minha ação para acontecer”, ressalta o artista.

Música pop e regional



O ano de 2018 foi transformador para a carreira de Romero Ferro. Na SIM São Paulo, maior feira de música da América Latina, foi contemplado com o prêmio de melhor música por voto popular com “Pra te conquistar” concorrendo com nomes como Elza Soares, Pablo Vittar, Ava Rocha e Duda Beat.

Duda é outro nome oriundo de Pernambuco que está em alta. A dona de um dos melhores discos de 2018, de acordo com a Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA), será a participação especial do próximo single de Ferro, intitulado “Corpo em brasa”.

A parceria surge, principalmente, por essas afinidades em enxergar a música. “Quando estava pensando no novo álbum, eu tinha dois caminhos a seguir, ou seguia a new wave ou seguia o brega. Quando sentei com o produtor musical Leo D e o Patricktor4, que é o produtor artístico do projeto, eles me soltaram: ‘por que não os dois?’. Vi que era a melhor coisa a fazer”, relembra Romero.

O Brasil vive um momento frutífero para a música pop, que carrega nas tintas de ritmos regionais para criar novas possibilidades sonoras. “A gente vem de um movimento de artistas como o BaianaSystem e o ÀTTØØXXÁ, que fazem o axé, mesclam com timbres eletrônicos e mostram uma nova maneira de fazer a música baiana. Pabllo Vittar também faz o mesmo, já que sua mais famosa, ‘K.O.’, é um forró com metais sintetizados. Achei que tinha tudo a ver embarcar nesse conceito”, argumenta.

Apesar de ser um artista novo, Romero Ferro já pode contar com algumas conquistas. Seu primeiro disco, Arsênico, de 2016, rendeu uma indicação a “melhor cantor popular” no Prêmio da Música Brasileira de 2017. Com a turnê do disco, rodou por festivais como o Mada (RN), No Ar Coquetel Molotov (PE), RecBeat (PE), Rio2C (RJ), o Festival de Inverno de Garanhuns (PE), entre outros. O novo disco só chega em abril, mas o artista já tem datas de shows agendadas até novembro deste ano.

Relacionadas