Prefeitos que buscam a reeleição e até mesmo os que já se colocam como pretensos candidatos para o pleito do próximo ano devem contar com uma ajuda extra. É que senadores, deputados federais e estaduais se preparam para oferecer apoio potencializando a transferência de votos que obtiveram nas eleições passadas.
Com as votações expressivas, alguns parlamentares acreditam que a transferência de votos pode acontecer pelo reconhecimento da população aos seus mandatos. Eles acreditam que o trabalho desempenhado na Assembleia Legislativa, Câmara dos deputados e no Senado são reconhecidos pelos paraibanos e apostam nisso para subir nos palanques.
O professor e cientista político Fábio Machado acredita que em campanhas eleitorais cada vez mais acirradas como as que acontecem na Paraíba, e marcadas por coalizões fortes, é necessário se ter o maior número de apoios possível. Nesse sentido, ele destaca a importância de determinadas lideranças como deputados estaduais, federais e senadores.
Para ele, todos os apoios são bons e podem ser revertidos positivamente para os candidatos nas eleições do próximo ano. Mas ele conta que em muitos casos, a aliança com determinado parlamentar e também pode prejudicar a campanha. “Então é necessário que os candidatos através das coligações avaliem os nomes que possam subir no palanque”, disse o cientista político.
Leia mais no Jornal Correio da Paraíba.