sábado, 27 de fevereiro de 2021

Paraíba
Compartilhar:

Meteorologista prevê que el niño poderá trazer mais seca para a Paraíba em 2016

Ainoã Geminiano / 22 de setembro de 2015
Foto: Arquivo
A Paraíba poderá ter, em 2016, o ano mais seco deste ciclo de estiagem, que começou em 2011. A previsão dos especialistas é que a seca do ano que vem se equipare a de 1958, considerada uma das piores do Nordeste. Segundo o meteorologista Luiz Carlos Molion, pesquisador do tema, a seca severa se anuncia por conta do El Niño e as semelhanças do fenômeno com o que ocorreu em 58. O ano de 2012 foi até agora, o mais crítico desta seca.

Molion explicou que o El Niño é um fenômeno que tende a ser diferente cada vez que ocorre, por conta da forma e do local onde começa, mas que se repete algumas vezes em grandes intervalos de tempo. “Estive estudante o El Niño atual, que começou em outubro de 2014 e vai até junho de 2016 e todos os dados mostram similaridade com o que ocorreu em 1958. Desta forma, os efeitos dele também serão os mesmos”, afirmou.

Segundo ele, o El Niño bloqueia as zonas de convergência intertropicais (ZCIT) que levam chuva para oeste do Estado, onde o período chuvoso é de janeiro a maio.

Leia mais no Jornal Correio da Paraíba.

Relacionadas