domingo, 15 de julho de 2018
Paraíba
Compartilhar:

Luna Freire é nomeado para o TRF e será empossado no cargo de desembargador

Adriana Rodrigues / 19 de janeiro de 2016
Foto: Divulgação
O juiz federal Alexandre Costa de Luna Freire, da 2ª Vara da Seção Judiciária da Paraíba (SJPB) foi nomeado para o cargo na sexta-feira passada pela presidente da República, Dilma Rousseff (PT).

A solenidade de posse deve ocorrer no dia 1ª de fevereiro, às 16h, em Recife. Alexandre Luna Freire foi promovido, pelo critério de antiguidade, para a vaga do desembargador federal José Maria de Oliveira Lucena, que se aposentou em junho de 2015.

O nome dele foi aprovado, por unanimidade, no último dia 16 de dezembro pelo Pleno do TRF5. Com a nomeação do magistrado, a Paraíba passará a contar com dois desembargadores efetivos no TRF5, pois já conta em seu quadro com Rogério Fialho, atual presidente do tribunal.

O presidente do TRF5, desembargador Rogério Fialho, destacou a importância da nomeação de Alexandre de Luna Freire para o cargo desembargador, enfatizando que ele exerceu por quase 30 anos a magistratura federal Paraíba.

Bacharel em direito pela UFPB

O juiz Alexandre de Luna Freire é bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais, formado pela Universidade Federal do Estado da Paraíba (UFPB). É especialista em Direito Empresarial, também pela UFPB, e mestre em Direito, pela Universidade Federal do Estado de Pernambuco (UFPE).

Na área acadêmica, Alexandre de Luna Freire lecionou em diversas instituições universitárias e participou de diversas obras coletivas.

Ele também é membro da Academia Paraibana de Letras, da Academia Paraibana de Letras Jurídicas e da Academia Paraibana de Filosofia.

Como magistrado, o futuro desembargador do TRF da 5ª Região foi diretor da Justiça Federal na Paraíba, diretor da seccional paraibana da Escola de Magistratura Federal 5ª Região e juiz do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) por vários mandatos. Vinha atua como desembargador federal convocado no Tribunal Regional Federal desde o dia 30 de junho de 2015.

Relacionadas