sábado, 18 de novembro de 2017
Paraíba
Compartilhar:

De olho no dinheiro público, TCE usa drones em fiscalizações

Adelson Barbosa dos Santos / 30 de outubro de 2015
Foto: Nalva Figueiredo
O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE) vai comprar um drone para fiscalizar a execução e andamentos de obras dos municípios e do Governo do Estado em locais de difícil acesso. A informação foi dada ontem pelo presidente da Corte, Arthur Cunha Lima, durante visita ao Sistema Correio de Comunicação. Conforme Arthur, o TCE já utiliza drone alugado para fiscalização de algumas obras.

Recentemente, segundo ele uma aeronave dessa fui utilizada na fiscalização das obras do canal de escoamento de água da Lagoa do Parque Solon de Lucena, em João Pessoa. Drones são pequenas aeronaves não tripuladas, com câmeras de alta resolução acopladas, que funcionam via controle remoto.

Os objetos chegam a locais de difícil acesso e mostram detalhas que não são possíveis pelo sistema de georreferenciamento, que já é utilizado pelo TCE, via satélite.

Arthur disse que também vai apresentar aos jornalistas o sistema denominado Matriz de Risco, que possibilita quer as boas práticas de gestão de contas aprovadas não passem mais por tantas auditorias. A ideia é evitar que auditores tenham que se deslocar várias vezes ao ano a municípios que têm histórico de contas aprovadas.

Economia para a Paraíba

A redução dos deslocamentos, segundo Arthur, vai proporcionar economia em diárias e fará com que o Tribunal tenha profissionais na capital para que eles se debrucem, minuciosamente, nas contas de grandes prefeituras e dos órgãos da gestão estadual.

Mas isso não significa que os municípios histórico de contas aprovadas ficarão imunes à fiscalização. Neste caso, os auditores farão pelo menos uma visita em quatro anos. Se houver necessidade, em função do desvio de conduta dos gestores, eles podem retornar com mais frequência.

Roberto Cavalcanti disse que ficou feliz com a visita de Arthur porque o Correio e o TCE têm um relacionamento histórico.

Relacionadas