sábado, 19 de junho de 2021

Paraíba
Compartilhar:

Compras de fim de ano: saiba como não se tornar um alvo fácil para bandidos

Luana Barros / 03 de dezembro de 2015
Foto: Arquivo
Com a chegada das festas de final de ano, os índices de criminalidade ficam ainda mais elevados, já que as lojas lotam na hora das compras e o dinheiro está no bolso de muitos, principalmente em função da restrição de utilizar o cartão de crédito em função dos juros elevados. Seja em supermercados, shoppings ou qualquer outro tipo de comércio, existe sempre um sentimento de insegurança.

Os assaltantes aproveitam essa época do ano para atuar nas ruas e estabelecimentos, porque dezembro é considerado como o mês das maiores compras e os trabalhadores recebem o 13º salário. Esses fatores contribuem e chamam a atenção de bandidos que só aguardam a oportunidade certa para cometer um crime e quando as pessoas não estão preparadas para esse tipo de abordagem ou andam completamente desatentas nas ruas, elas se tornam um alvo fácil para os criminosos.

O Major Cristóvão Ferreira Lucas, da Policia Militar da Paraíba (PMPB), dá dicas de como evitar passar por esses tipos de situações:



  1. Não ostente objetos de valor como relógios, pulseiras, colares e outras jóias de valor.


  2. Evite passar em ruas ou praças mal iluminadas.


  3. Se sentir que está sendo seguido, entre em algum estabelecimento comercial ou atravesse a rua.


  4. Não saia com grandes quantias de dinheiro ou cartões de crédito, se não houver necessidade.


  5. Não abra a carteira ou a bolsa na frente de estranhos. Separe pequenas quantias de dinheiro para pagar passagem, café, cigarros, etc.


  6. Ao sair sozinho, procure sempre ficar no centro da calçada e na direção contrária ao trânsito. Fica mais fácil perceber a aproximação de um veículo suspeito.


  7. Não deixe de comunicar a presença de elementos suspeitos nas proximidades de sua casa.


  8. Ao retornar, notando algum sinal estranho (porta aberta, luzes acesas etc), não entre em casa, chame a polícia.


  9. Prefira realizar suas compras utilizando cartão de crédito. leve apenas dinheiro suficiente para pequenos pagamentos, como lanche ou passagem de ônibus.


  10. Como é preciso ter atenção durante as compras, recomenda-se deixar as crianças em casa, a não ser que seja extremamente necessário. Vá às compras acompanhado de adultos. Isto pode inibir a ação de marginais.


  11. Durante o deslocamento em ônibus a atenção deve prevalecer. Cuidado com as bolsas.


Relacionadas