quinta, 01 de outubro de 2020

Paraíba
Compartilhar:

Balanço: 67 suspeitos presos, 28 armas apreendidas e 22 veículos recuperados

Redação / 13 de outubro de 2015
Foto: Secom-PB
O feriadão foi de trabalho intensivo na segurança da Paraíba. De acordo com balanço divulgado pela Secretaria de Comunicação do Estado, de sexta-feira (09) até a segunda-feira (12), foram 67 suspeitos presos, 28 armas apreendidas e 22 veículos roubados recuperados.

As armas foram apreendidas nas cidades de Campina Grande, Umbuzeiro, Belém, Bayeux, João Pessoa, Piancó, Boa Vista, Bom Jesus, Esperança, Lagoa Seca, Itabaiana e Jericó. Quinze suspeitos foram autuados nas delegacias por porte ilegal de arma, já que outros detidos no período vão responder por crimes como roubo e homicídio.

Das armas apreendidas, 16 eram espingardas, sete revólveres e cinco pistolas. Uma das armas – uma pistola ponto 40 – era de calibre de uso restrito e foi apreendida com um cadeirante, no fim da noite do domingo (11), no bairro do Alto do Mateus. De acordo com o capitão Sidnei Paiva, comandante da 6ª Companhia do 1º Batalhão, os policiais chegaram até o suspeito após denúncias anônimas. “Estávamos realizando a Operação Nômade e fomos informados de que um homem de cadeira de rodas estava armado no bar que fica na principal do bairro, o que foi constatado assim que chegamos”, contou.

Nos casos de apreensões de armas, a legislação brasileira trata o crime como afiançável, ou seja, a pessoa presa – quando não estiver cometendo outros delitos com a arma – pode responder em liberdade depois de pagar fiança. A mesma regra é para qualquer tipo de arma, inclusive para as de calibre de uso restrito.

Suspeitos presos

A Polícia Militar também deteve 67 suspeitos de roubos, furtos, porte ilegal de arma, tráfico de drogas, homicídio, crime ambiental e por força de mandado de prisão.  A maioria das prisões e apreensões ocorreu por crimes contra o patrimônio (roubos e furtos), com 20 suspeitos detidos nas cidades de Nova Floresta, Campina Grande, Bayeux, João Pessoa, São Miguel de Taipu e Sousa.

O destaque foi a prisão de Jose de Araújo Costa, de 22 anos, e a apreensão de um adolescente, de 17 anos, suspeitos de furtar - nessa segunda-feira - a igreja Matriz da cidade de Nova Floresta, no Curimataú paraibano. Com eles, a PM recuperou os equipamentos de som que foram levados do templo religioso.

No período do feriadão, foram conduzidas 16 pessoas até as delegacias após serem flagradas com drogas nas cidades de Campina Grande, Itabaiana, Patos, Monteiro, Lucena e João Pessoa, o que resultou na apreensão de quase 3kg de maconha, crack e cocaína, além de acessórios para o tráfico, como balança de precisão.

Detalhamento - De acordo com o balanço final da Polícia Militar no período, dos 67 detidos, 20 foram por roubo, 16 por serem flagrados com drogas, 15 por porte ilegal de arma, sete por crime ambiental, cinco por força de mandado de prisão, três que estavam foragidos da Justiça e um por homicídio.

Veículos roubados recuperados - As rondas, abordagens e blitzen foram responsáveis também por recuperar 22 veículos com queixas de roubos, sendo 16 motos e seis carros. As apreensões ocorreram nas cidades de Caturité, Campina Grande, Santa Rita, Bayeux, Sousa, Solânea e João Pessoa.

 

 

Relacionadas