quinta, 21 de março de 2019
Geral
Compartilhar:

Oscar 2019 pode ser histórico; veja os indicados

Renato Félix / 23 de janeiro de 2019
Foto: Divulgação
Roma, de Alfonso Cuarón, e A Favorita, de Yorgos Lanthimos, obtiveram o maior número de indicações para o Oscar deste ano. Cada um concorre em dez categorias, após o anúncio de ontem de manhã, em Los Angeles. Um mexicano e um britânico (dirigido por um grego). E o mexicano, ainda por cima, é uma produção da Netflix, para o streaming. Se alguém achava que isso seria motivo para que a Academia fosse “purista” e torcesse o nariz, parece que não aconteceu.

Não só Roma vai se estabelecendo como um bem possível vencedor, como The Ballad of Buster Scruggs, dos irmãos Coen, também da Netflix, obteve três. Essa possível barreira, parece que Roma já transpôs.

Com oito indicações estão Nasce uma Estrela e Vice. O drama de Bradley Cooper teve um revés inesperado: Cooper foi indicado como ator, mas não como diretor. Já a comédia política de Adam McKay concorre nas principais categorias e tem grandes chances para Christian Bale como melhor ator.

Com sete indicações está Pantera Negra, que faz história como o primeiro filme de super-heróis a ser indicado ao Oscar de melhor filme. Suas outras indicações, no entanto, ficaram longe de categorias como direção, roteiro, fotografia ou atuações.

Infiltrado na Klan chegou a seis indicações, especialmente a primeira da carreira de Spike Lee como melhor diretor. E com cinco, os outros dois filmes indicados na categoria principal: Bohemian Rhapsody e Green Book — O Guia, os dois vencedores do Globo de Ouro (um como filme dramático, outro como filme de comédia ou musical).

Green Book, aliás, venceu o Producers Guild Awards no sábado passado o que alguns apontaram como um efeito turbo em suas chances no Oscar. Pode ser, mas o filme sofreu o mesmo revés de Nasce uma Estrela: seu diretor ficou de fora da categoria. Este lugar acabou ocupado pelo polonês Pawel Pawlikowski, por Guerra Fria.

Oscar 2019 / Todos os indicados



FILME: A Favorita; Green Book — O Guia; Nasce uma Estrela; Roma; Infiltrado na Klan; Pantera Negra; Bohemian Rhapsody; Vice

Direção: Alfonso Cuaron (Roma); Pawel Pawlikowski (Guerra Fria); Spike Lee (Infiltrado na Klan); Adam McKay (Vice); Yorgos Lanthimos (A Favorita)

Ator: Bradley Cooper (Nasce uma Estrela); Rami Malek (Bohemian Rhapsody); Willem Dafoe (No Portal da Eternidade); Christian Bale (Vice); Viggo Mortensen (Green Book — O Guia)

Atriz: Glenn Close (A Esposa); Lady Gaga (Nasce uma Estrela); Melissa Mccarthy (Poderia Me Perdoar?); Olivia Colman (A Favorita); Yalitza Aparício (Roma)

Ator coadjuvante: Adam Driver (Infiltrado na Klan); Mahershala Ali (Green Book — O Guia); Richard E. Grant (Poderia Me Perdoar?); Sam Elliott (Nasce uma Estrela); Sam Rockwell (Vice)

AtRIZ coadjuvante: Amy Adams (Vice); Emma Stone (A Favorita); Marina de Tavira (Roma); Rachel Weisz (A Favorita); Regina King (Se a Rua Beale Falasse)

ROTEIRO original: A Favorita; Green Book — O Guia; No Coração da Escuridão; Roma; Vice

ROTEIRO adaptado: A Balada de Buster Scruggs; Infiltrado na Klan; Nasce uma Estrela; Poderia Me Perdoar?; Se a Rua Beale Falasse

Fotografia: A Favorita; Guerra Fria; Nasce uma Estrela; Roma; Werk Ohne Autor

Montagem: A Favorita; Bohemian Rhapsody; Green Book — O Guia; Infiltrado na Klan; Vice

Filme/ animação: Homem-Aranha no Aranhaverso; Ilha dos Cachorros; Os Incríveis 2,; Mirai no Mirai; Wifi Ralph — Quebrando a Internet

Filme de língua não inglesa: Assunto de Família (Japão); Cafarnaum (Líbano); Guerra Fria (Polônia); Werk ohne Autor (Alemanha); Roma (México)

Documentário: Free Solo; Hale County This Morning, This Evening; Kinder des Kalifats; Minding the Gap; RBG

trilha sonora original: Ilha dos Cachorros; Infiltrado na Klan; O Retorno de Mary Poppins; Pantera Negra; Se a Rua Beale Falasse

Canção original: “When a cowboy trades his spurs for wings" (A Balada de Buster Scruggs); “Shallow” (Nasce uma Estrela); “The place where lost things go” (O Retorno de Mary Poppins); “All the stars” (Pantera Negra); “I'll fight” (RBG);

dESENHO DE PRODUÇÃO: A Favorita; O Primeiro Homem; O Retorno de Mary Poppins; Pantera Negra; Roma

Figurino: A Balada de Buster Scruggs; A Favorita; Duas Rainhas; O Retorno de Mary Poppins; Pantera Negra

Maquiagem e penteado: Duas Rainhas; Gräns; Vice

Mixagem de som: Bohemian Rhapsody; Nasce uma Estrela; O Primeiro Homem; Pantera Negra; Roma

Edição de som: Bohemian Rhapsody; O Primeiro Homem; Pantera Negra; Roma; um Lugar Silencioso

Efeitos visuais: Christopher Robin — Um Reencontro Inesquecível; Han Solo — Uma História Star Wars; Jogador Nº 1; O Primeiro Homem; Vingadores — Guerra Infinita

Curta/ ação ao vivo: Detainment; Fauve; Madre; Marguerite; Skin

Curta/ documentário: A Night at the Garden; Black Sheep; End Game; Lifeboat; Period. End of Sentence

Curta/ animação: Animal Behaviour; Bao; Fim de Tarde; Um Pequeno Passo; Weekends

 

Relacionadas