domingo, 24 de janeiro de 2021

Geral
Compartilhar:

ONG e blogueiros lançam manifesto contra fakenews sobre o câncer na Internet

Redação / 29 de janeiro de 2018
Foto: Reprodução
Para garantir que postagens de conteúdos sobre o câncer na internet sejam mais seguras, o Instituto Oncoguia selecionou os canais que tratam do tema e que têm maior repercussão nas redes sociais, e iniciou a Rede Causadores Oncoguia. O grupo é formado por jovens comunicadores digitais que são ou foram pacientes oncológicos. A ideia é envolvê-los em ações que promovam o alinhamento científico das informações por eles difundidas e o desenvolvimento dos potenciais dos seus canais, que já contam com milhares de seguidores.

Entre essas ações esteve a realização do 1º Encontro Nacional de Comunicadores Digitais do Mundo do Câncer, que reuniu os 29 membros fundadores da Rede Causadores Oncoguia no último mês de dezembro, em São Paulo. “Nosso objetivo é promover a responsabilidade social sobre parte do conteúdo gerado na internet. É uma ação pioneira no Brasil”, afirma Luciana Holtz, fundadora e presidente do Instituto Oncoguia.

Por meio do manifesto, a Rede busca incentivar a publicação de conteúdos que sejam realmente esclarecedores, informativos e úteis aos pacientes com câncer e também a população em geral. Entre os pontos tratados no documento está a repercussão de informações corretas e precisas sobre o câncer, encorajar o autocuidado e a busca pelo diagnóstico preciso com especialistas na área, além de não divulgar conteúdo de caráter sensacionalista. A íntegra do manifesto está disponível no link: http://www.oncoguia.org.br/conteudo/primeiro-encontro-nacional-de-blogueiros-de-cancer/11475/579/

 

 

Relacionadas