quinta, 19 de outubro de 2017
Geral
Compartilhar:

Número de oferta de vagas no Sine tem uma queda de 32% em relação a 2014

Ellyka Akemy / 13 de março de 2016
Foto: ASSUERO LIMA
Com a ficha número 110 nas mãos, o professor de história, Jair Aureliano, aguarda para ser chamado por um dos atendentes do Sistema Nacional de Emprego na Paraíba (Sine-PB). Mas ele não veio procurar uma oportunidade apenas em sua área. Na verdade, até agora, dois anos após ter terminado o curso superior, Aureliano ainda não conseguiu trabalhar como professor. A única experiência profissional que ele tem é como auxiliar de escritório.

“Estou desempregado há dois anos. Já não sei quantas vezes já vim aqui atrás de alguma oportunidade. Mas não aparece vaga nem para professor e nem auxiliar. Graças a Deus, minha esposa tem um emprego e está conseguindo pagar as contas”, comentou. Aureliano é uma das 300 pessoas que passam diariamente pelo Sine-PB. A situação não está nada fácil. Nos dois primeiros meses de 2016, o órgão conseguiu colocar 1.447 pessoas no mercado. No mesmo período deste ano, apenas 263 conseguiram um emprego, ou seja, apenas 18% desse número.

O número de vagas ofertadas também diminuiu em 2016 em relação a 2014 – ficou 32% menor. De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), elaborado pelo Ministério do Trabalho e da Previdência Social, em 2015, a Paraíba perdeu 17.039 postos de trabalho. Os especialistas em recursos humanos afirmam que, com mais desempregados nas “ruas”, o mercado fica mais criterioso, exige mais experiência e tende a selecionar os melhores.

O gerente executivo do Trabalho, Emprego e Renda da Paraíba, Antônio Upiraktan Santos, acrescentando que esse grupo representa quase 80% das pessoas que procuram o Sine-PB. Para o supervisor técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Renato Silva, o aumento do desemprego também irá contribuir para o crescimento das atividades informais.

Leia a reportagem completa no jornal Correio da Paraíba

Relacionadas