sábado, 28 de novembro de 2020

Geral
Compartilhar:

Novos tremores de terra registrados no Nordeste atingem cidades da Paraíba

Redação com Agência Brasil / 02 de março de 2016
Foto: Ilustração
Novos tremores de terra foram registrados em, pelo menos, 30 cidades de Pernambuco e Paraíba, nesta quarta-feira (02). Técnicos do Laboratório Sismológico (LabSis) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) estão monitorando os abalos, mas ainda não sabem precisar em quais localidades exatas eles foram sentidos. O abalo atingiu um raio de cerca de 100 quilômetros.

De acordo com Neymar Pereira da Costa, técnico do LabSis, profissionais da UFRN estão em campo averiguando o raio dos tremores sentidos. "Nós temos como captar o epicentro e o raio a partir do epicentro. Mas essa questão dos locais onde ocorreram os tremores na verdade é a própria população que vai nos informando, por isso, ainda não sabemos precisar onde exatamente os abalos foram registrados.

Segundo reportagem da Agência Brasil, o maior abalo foi de magnitude 3.3 na escala Richter durante a madrugada. Já pela manhã a magnitude chegou a 2.2 na escala que vai até 9. “Mas isso só ocorre em países como Chile e Japão. Os de São Caetano são tremores pequenos. Acima de 5, 5,5 que é perigoso”, esclarece o técnico em sismologia do laboratório, geofísico Eduardo Alexandre Menezes.

A equipe da universidade está instalando 7 estações sismográficas em São Caetano para acompanhar os tremores com precisão. Cinco já foram implantados. Os outros dois devem ficar prontos até amanhã (3).

Relacionadas