segunda, 10 de maio de 2021

Geral
Compartilhar:

Maior eclipse lunar do século será visto na PB; veja onde observar

Redação com Agência Brasil / 27 de julho de 2018
Foto: Divulgação
Moradores e turistas que estiverem em João Pessoa, Taperoá ou Maturéia, hoje, poderão participar de eventos gratuitos para observação de eclipse lunar. O fenômeno astronômico deve ser o de maior duração no século 21.

Na Capital, a contemplação do eclipse acontece a partir das 17h, no Mag Shopping, em Manaíra. Haverá telescópios à disposição do público, que pode ser composto tanto por adultos, quanto por crianças. Também serão transmitidas imagens detalhadas desse momento único em um telão.

Em Taperoá, a observação será no Ginásio Esportivo. Dois telescópios serão disponibilizados ao público. Membros do projeto de divulgação científica Mistérios do Espaço vão auxiliar no manuseio dos equipamentos. Já em Maturéia, a atividade acontece no Casarão do Jabre, que fica na Zona Rural, com telescópios e instrutores.

Segundo divulgado pela Associação Paraibana de Astronomia (APA), Marte estará com brilho máxima bem próximo à Lua, que nascerá também vermelha, totalmente encoberta pela sombra da Terra. A expectativa é de que o espetáculo dure cerca de 1h42.

“Às 17h22 o eclipse deve alcançar a sua fase máxima. Às 18h13, terminará a fase da totalidade e o eclipse se tornará parcial até às 19h19 quando a Lua sairá totalmente da sombra da Terra. A partir desse horário e até às 20h28, o eclipse entra em uma fase penumbral. Nessa fase, a Terra bloqueia apenas uma parte da luz do Sol. A luminosidade da lua é menor, mas isso é imperceptível para os olhos humanos”, explica a APA.

O eclipse da Lua acontece quando o Sol, Terra e Lua ficam alinhados nesta ordem. O Sol, iluminando a Terra, faz uma sombra no espaço em duas partes: a penumbra, que ainda revela raios do Sol, e a umbra que não recebe qualquer feixe de luz. “Quando a Lua, caminhando em torno da Terra, penetra totalmente na sombra escura temos o eclipse total”, completou a pesquisadora.

No Brasil, em toda a parte leste do país, a Lua já vai nascer na fase total do eclipse, fase que termina às 18h13, no horário de Brasília. A partir desse horário, a Lua começa a sair da sombra mais escura da Terra [umbra], iniciando o eclipse parcial, que dura até 19h19. O fenômeno completo, que inclui a fase penumbral do eclipse, termina às 20h29. Segundo Josina, o eclipse total será visto por toda as regiões Sul, Sudeste e Nordeste. “O Centro-Oeste e parte da Região Norte verá o eclipse parcial e a parte mais a oeste da Região Norte verá somente o eclipse penumbral”, disse.

Relacionadas