quarta, 20 de janeiro de 2021

Geral
Compartilhar:

Maestro Chiquito é homenageado hoje na Sala Radegundis Feitosa

André Luiz Maia / 08 de abril de 2017
Foto: Divulgação
O projeto Sesc Partituras apresenta o material de compositores para o público, disponibilizando seu material através de um acervo digital. A cada edição, é eleito um artista a ser homenageado. Hoje, um concerto celebra a obra do Maestro Chiquito, apresentando músicas de seu repertório acompanhados por músicos da Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa. A performance acontece na Sala de Concertos Radegundis Feitosa, na UFPB.

Durante a performance, ele apresenta músicas como "3 de menções", "Prefeito Antônio Ivo" (que fez em homenagem a um amigo que se elegeu ao cargo em uma cidade do interior), "Incaicado", "K-Choro", "Ra-Radega" (em homenagem a Radegundis Feitosa), "Inventiva nº 3", "Tetê", "Viagem de matuto" e "Currulepo". “Tem dobrado, valsa, frevo, maracatu caboclinho e todos os ritmos nordestinos que é a base do nosso trabalho, mostrar para as novas gerações como funciona a cultura do Nordeste”, explicou.

No livro-reportagem Maestro Chiquito, o Metalúrgico dos Sons, o cantor e compositor Adeildo Vieira relata como foram os primeiros anos de vida do maestro. Nascido em 1953, em Santa Luzia, não chegou a conhecer o pai, Francisco Fernandes da Silva, estivador do Porto de Cabedelo, pois ele morreu pouco tempo depois do casamento com a esposa Ananízia. O único contato que teve com a figura paterna, além de ter herdado o nome, foi através da reprodução de uma pintura, que guarda até hoje.

Seu primeiro contato com a música foi na década de 1960, quando tinha nove anos. Enquanto os meninos de sua idade jogavam bola, ele tirava um tempo para aprender a tocar com instrumentos musicais que ele mesmo arriscava fabricar. A partir daí, o interesse pela música só fez crescer, especialmente pela música popular. Embora seja conhecido por conduzir big bands, Chiquito já passou por grupos de coco de roda, orquestras, corais e até mesmo escolas de samba.

Já em João Pessoa, quando veio à UFPB com o objetivo de estudar música, se sentiu deslocado. "Eu não fui à universidade para aprender música erudita, eu queria era aperfeiçoar a música popular. Mas, na época, a música popular era vista com preconceito, a academia não se preocupava com ela", explica o maestro.

Foi aí que surgiu a ideia de criar a Metalúrgica Filipéia. Ele e outros estudantes que tinham a mesma insatisfação decidiram tocar um repertório de música brasileira para contrabalançar a erudição acadêmica, sem, no entanto, desdenhar o aprendizado que aponta para a perfeição da execução. Era sua primeira big band, que marcou época no estilo em João Pessoa.

Criação norte-americana que fez a fama de grandes músicos como Benny Goodman, Harry James e Les Brown, cujos alguns de seus crooners viraram lendas da música, como Frank Sinatra e Doris Day, a big band é uma grande formação instrumental que privilegia os metais e que se notabilizou historicamente pelos arranjos arrojados, bebendo na fonte do jazz.

"Dos mais de 200 músicos que passaram pela Metalúrgica, hoje muitos deles são músicos e professores de música de universidades federais de várias partes do país. De certa forma é uma vitória", completa o maestro Chiquito.

Sesc Partituras. A performance de hoje em João Pessoa integra uma série de concertos realizados em 18 cidades brasileiras. A edição comemora os cinco anos da inauguração do site Sesc Partituras, entregando uma versão atualizada do portal, com design modernizado e acesso facilitado ao conteúdo. Lançado com cerca de 400 partituras, o site conta hoje com mais de 2,3 mil obras de mais de 250 compositores.

O Sesc Partituras é uma biblioteca digital sem fins lucrativos que visa preservar e difundir o patrimônio musical brasileiro, democratizando o seu acesso através da disponibilização de partituras digitalizadas e editoradas. Utilizando eficiente sistema de busca, o site permite a visualização e impressão integral das obras catalogadas e a audição da maioria delas, oferecendo importante suporte a músicos e estudantes.

Relacionadas