segunda, 24 de junho de 2019
Geral
Compartilhar:

JP vai sediar Encontro de Escrituração Contábil promovido pela AnoregPB

Kubitschek Pinheiro / 23 de janeiro de 2019
Foto: Divulgação












A Associação dos Notários e Registradores da Paraíba - AnoregPB vai promover na próxima quarta-feira (30), em João Pessoa, seminário sobre o tema “Escrituração Contábil e Tributária do Imposto de Renda dos Serviços Notariais e de Registro”. Também será debatido o “eSocial nas atividades notariais e de registro”. Será pela manhã e à tarde.



O encontro será realizado na sede da AnoregPB, na Rua Afonso Campos, 110, no centro da Capital, reunindo tabeliães e funcionários de cartórios de todo o Estado da Paraíba.  Será gratuito e destinado exclusivamente para notários, registradores e seus contadores, com número de vagas limitados a 80 inscrições. Os interessados podem reservar suas vagas através dos números (83) 3221.8534 e 3222.7643, bem como pelo e-mail anoreg@gmail.com.



O Seminário será ministrado pelo professor Antonio Herance Filho, sócio do INR Contábil, do Estado de São Paulo, uma empresa especializada em Direito Tributário e Prática Contábil dos serviços notariais e de registro. O INR cumpre de forma preventiva obrigações de naturezas fiscais junto à Corregedoria Nacional de Justiça e à Receita Federal, além de obrigações trabalhistas.



Segundo o presidente da AnoregPB Germano Toscano e atual e vice-presidente da AnoregBR, a vinda do professor Antonio Herance Filho é bastante oportuna. “Sim, o  assunto contábil e principalmente tributário, são complexos e que temos a obrigação de estarmos atualizados e acompanhando a evolução das normas da RFB, e preocupados também com o cumprimento das normas emanadas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), sobre ambos os assuntos, porquanto somos frequentemente fiscalizados tanto pela Receita Federal como pelo CNJ, além das rotineiras fiscalizações e correições feitas pelo Poder Judiciário, por força constitucional. Logo,  a nossa atualização nesse aspecto é uma necessidade”, comenta.



A ideia do seminário foi motivada pela importância do tema e casa-se com a escolha do palestrante. “O professor Antônio Herance foi: primeiro, por sua competência na área tributária, contábil e trabalhista, e sua especial formação profissional; segundo, por ser um palestrante de muito saber, com  diversas participações em encontros nacionais organizados pela Anoreg-Br e também pelos institutos ligados aos seguimentos da classe notarial e de registro brasileiros;terceiro, por ser um grande amigo nosso,  de muitos anos, por quem dedico respeito e uma especial estima”, pontuou Toscano.



A importância dos Contadores no Seminário



Toscano lembra que por ser um encontro específico, o notário e o registrador tem a imperiosa necessidade de se atualizar. “Sim e conhecer  os detalhes sobre o assunto, sendo de muita importância se cada um daqueles colegas que se interessaram e se inscreverem, levarem os seus contadores,  pela relevância que tem o contador e por ter a obrigação de conhecer os pontos específicos que possui a contabilidade e as obrigações tributárias dos serviços notariais e de registro, em nosso país”.



O presidente da AnoregPB avalia como da maior importância a presença da categoria – notários, registradores e contadores, já que todos os temas são muito valiosos, “até porque hoje o notário e o registrador brasileiros, exercendo a sua atividade em caráter privado como determina a Constituição Federal, se assemelhando muito a uma empresa, portanto, tendo obrigações contábeis, tributárias, contributivas sociais e trabalhistas a cumprir. Quanto ao e-social da atividade notarial e de registro, como o próprio Herance instituiu, é uma exigência da Receita Federal  a que todos nós registradores e notários, como todas as demais empresas brasileiras estarão sujeitos a partir de agora”, fecha.













Relacionadas