terça, 13 de abril de 2021

Geral
Compartilhar:

JP sedia a 41ª Reunião de Dirigentes da Rede Federal de Educação Científica e Tecnológica

Katiana Ramos / 20 de novembro de 2017
Foto: Reprodução
Os aspectos que envolvem o acesso e a permanência de alunos na educação tecnológica e ainda a qualidade na formação desses estudantes ao deixar as instituições e ingressar no mercado de trabalho serão discutidos na Reunião dos Dirigentes da Rede Federal de Educação Científica e Tecnológica (Reditec 2017). A 41ª edição do encontro será realizada no Centro de Convenções, em João Pessoa, de terça-feira, dia 21, até a quinta-feira, dia  23 deste mês.

São esperado cerca de mil participantes no evento, entre reitores, pró-reitores e diretores de todos os Institutos Federais de Educação do País e ainda especialistas na área. “Todos os anos definimos uma temática central e este ano vamos discutir o acesso, a permanência e o êxito dos alunos, que são hoje grandes gargalos para as instituições de ensino superior em qualquer modalidade. Queremos garantir que o estudante tenha acesso qualificado e que permaneça durante o percurso de escolaridade até o final do curso para que esse estudante possa ser um técnico ou tecnólogo com competência”, detalhou o reitor do IFPB, Nicácio Lopes.

Outro tema de discussão no evento será o ensino tecnológico na modalidade de Educação à Distância (Ead). Este ano, a rede e-tec Brasil comemora 10 anos de implantação e no dia da abertura da Reditec haverá vários representantes da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec). “Vamos discutir a Educação à Distância e outras temáticas transversais para o aprimoramento do ensinoaprendizagem. Nesse evento teremos a presença de gestores que vivenciam a realidade do ensino superior e tecnológico do País e, sem dúvida, é o maior evento educacional do IFPB”, complementou o reitor.

Ainda durante a solenidade de abertura da Reditec será lançada uma revista comemorativa dos 10 anos da Rede e-tec e um vídeo institucional contando os casos de sucesso envolvendo a EAD nessa década. Os participantes vão discutir ainda questões relacionadas à reforma do Ensino Médio, investimentos em inovação, Base Nacional Comum Curricular e o Plano Nacional de Educação.

A programação e mais informações sobre a 41ª Reditec  podem ser acessadas no endereço: www.reditec2017.ifpb.edu.br. Já os informes sobre a Rede e-tec estão disponíveis no endereço eletrônico: https://eventos.ead.ifpb.edu.br/eead/#mesa_redonda.

IFPB promove eventos paralelos

Durante os três dias da Reditec serão realizados ainda outros seis eventos no Centro de Convenções com atividades desenvolvidas no IFPB. Segundo o reitor Nicácio Lopes, a iniciativa visa agregar valor e possibilitar também aos participantes da Reditec conhecer melhor o instituto paraibano. São eventos relacionados à inovação, tecnologia, ensino e cultura.

Entre as atividades promovidas pelo IFPB com temáticas sobre inovação estão o II Simpósio de Pesquisa Inovação e Pós-Graduação (Simpif), que visa a socialização de experiências e resultados de pesquisas científicas e tecnológicas desenvolvidas pelos pesquisadores (servidores e estudantes) dos diversos campi e reitoria, e o IV Seminário de Inovação Tecnológica (Sintif).

Já na área de Tecnologia haverá a II Mostra Tecnológica, que reúne trabalhos, produtos, protótipos processos ou serviços de caráter tecnológico consolidados ou em desenvolvimento, e a III Competição de Robótica.

Quanto ao ensino, será realizado o II Encontro de Educação a Distância (EEAD), que reunirá estudantes, tutores e professores da modalidade em cinco oficinas. Já na Mostra de Cultura e Extensão serão Apresentações Culturais, Rodas de Conversas, Feira Criativa, Exposição de Programas e Projetos de Referência Nacional nas atividades extensionistas.

Relacionadas