terça, 11 de dezembro de 2018
Geral
Compartilhar:

Jornal Correio comemora 65 anos de cara nova

Raniery Soares / 04 de agosto de 2018

Poucas empresas conseguem chegar ao marco de 65 anos de história com vigor, credibilidade e, acima de tudo, coragem para se reinventar. Assim como João Pessoa, o CORREIO faz aniversário neste domingo e o leitor, que é o nosso maior patrimônio nestas mais de seis décadas, ganha um presente moderno e inovador nas páginas do maior e mais lido jornal do Estado.



As mudanças gráficas apresentadas aos nossos leitores nesta edição são fruto de um estudo minucioso feito por um comitê de reforma, comandado pelo coordenador de Designer Gráfico do Sistema, Sérgio Bilous. As mudanças, a pedido da diretoria executiva do Sistema, foram embasadas pela unidade na identidade, a partir do conceito de que somos CORREIO – impresso, portal, site, TV e rádio -, remetendo a identidade e unidade. Conceitos unidos em uma cor que nos representa: o vermelho.



Esse reforço na identidade do Sistema Correio, que sempre utilizou em suas marcas a cor vermelha, agora é reforçada na capa do impresso, na parte do cabeçalho. As outras mudanças estão por toda parte, desde uma nova família de fontes, que proporcionam uma melhor leitura, até a identificação dos cadernos, que ganha uma nova cara, priorizando o conteúdo.



“As mudanças não foram muitas, pois começamos a construir este projeto há alguns anos quando fizemos uma reforma gráfica maior [em 2015]. Mas, o design está em constante evolução, assim como o jornalismo e, por isso, algumas inovações que estamos fazendo neste momento reforçam a identidade e a modernidade que o CORREIO precisa”, disse Bilous.



Ele lembra que mais novidades, integrando o impresso, o online e o Flip (jornal digital) já estão em andamento para os próximos meses. “Queremos que o leitor, que nos acompanha ao longo desses 65 anos, sinta que está consumindo um produto moderno, mas sem perder o respeito, a qualidade e, principalmente a qualidade. O trabalho em conjunto com a Redação tem sido um diferencial para essa qualidade cada vez melhor do produto que chega às ruas e ao mundo digital”, ressaltou o coordenador de Design Gráfico.



A diretora de Jornalismo do Sistema, Sony Lacerda, destacou que estas mudanças são fundamentais, no que diz respeito ao fortalecimento da marca CORREIO. “Agora, a identidade dos veículos de comunicação do grupo se unifica, assim como acontece com a informação produzida diariamente, dentro de um processo de convergência dos meios, que vem sendo trabalhado internamente, sempre pensando no nosso público”, explicou.



Em 2014, sob o comando de Sony e com o aval da diretora executiva do Sistema, Beatriz Ribeiro, foi iniciado o primeiro estudo para modernização do projeto gráfico. As mudanças foram implementadas em 5 de agosto de 2015. As mudanças vêm seguindo o mesmo caminho empreendido pelos grandes grupos de comunicação do País e do mundo.



“O leitor está cada vez mais ávido e o CORREIO entende e acredito estar correspondendo. É para isso que trabalhamos diariamente, para levar a melhor informação, com a mesma credibilidade, em novos formatos”, disse Sony Lacerda.



Forte e conectado aos leitores



“O CORREIO chega aos 65 anos, neste domingo, mais forte e conectado ao leitor do que nunca”. É o que garante a diretora executiva do Sistema Correio de Comunicação, Beatriz Ribeiro. Para ela, a nova proposta gráfica do impresso foi pensada na experiência do leitor, no compromisso em sempre melhorar o conteúdo com a credibilidade de 65 anos. “Agora ainda mais juntos, com mudança na identidade da marca, que é líder no mercado de comunicação paraibano”.

“Após debates internos, e tomando como referência a integração que temos trabalhado em nossos veículos, desde o ano passado, como forma de qualificar o conteúdo, seja nos impressos, rádios, TV e Portal, decidimos que é chegada a hora de integrarmos a nossa identidade, enquanto Sistema, que é a cor. O vermelho reforça nossa fortaleza e temos caminhado com ele desde sempre”, explicou Beatriz se referindo a logomarca do jornal, que sai do azul para a cor vermelha, aliado ao cinza, sem deixar de lado às origem, que é a Paraíba.

“Sabemos que toda mudança impacta, mas temos a certeza de que os leitores se identificarão ainda mais com o jornal e com o Sistema. É o que temos sempre buscado: fortalecer as relações, com um conteúdo sério e de credibilidade”, disse a diretora executiva. Beatriz afirma que essas mudanças seguem as tendências que também vendo adotadas pelos grandes jornais pelo País. “O avanço tecnológico, pós avanço das redes sociais, pede mudanças. O leitor quer mudanças que facilitem ter acesso a uma informação segura”.

Beatriz destacou a importância da Redação e colaboradores – internos e externos - nas mudanças empreendidas ao longo desses anos. “Nós temos um capital humano qualificado e empenhado em pensar o jornal, de forma a acompanhar as mudanças, sempre ao lado dos leitores. A história mostra que o CORREIO sempre esteve ao lado dos paraibanos. E sempre estaremos”.

E complementa: “Eu assumi o desafio dado por meu pai [Roberto Cavalcanti] para estar à frente dos Sistema. Me espelho nele todos os dias e sigo no caminho que Deus traçou para mim e para o Correio. A vida é um eterno desafio e cabe à nós entender e buscar fazer desse caminho, o mais correto possível".

Relacionadas