quinta, 15 de abril de 2021

Geral
Compartilhar:

HBO começa a exibir a última temporada da premiada ‘Game of Thrones’

André Luiz Maia / 14 de abril de 2019
Foto: Divulgação
É o começo do fim. Game of Thrones fez história na TV mundial ao se tornar um dos projetos de sucesso mais ambiciosos para o formato doméstico. Ao longo da década, o público pôde conferir sequências de ação e fantasia dignas de produções cinematográficas de alto orçamento, mas também se viu enlaçado por uma trama política baseada em enredos e personagens cativantes. Agora, será exibida a oitava e última temporada, sempre aos domingos, às 22h, no canal pago HBO.

Ao todo, serão seis episódios, o menor número de todas as temporadas já exibidas, com alguns deles ultrapassando uma hora de duração. Nesta estreia, a HBO liberará seu sinal para todos os assinantes das operadores que o possuem em seu cardápio de canais, com a expectativa de bater recordes de audiência.

Durante sete temporadas, acompanhamos o lento, porém constante, avanço dos chamados Caminhantes Brancos (White Walkers), a gélida ameaça vinda do norte do continente de Westeros, no qual se passam os principais acontecimentos do seriado. Jon Snow, Daenerys Targaryen, Arya e Sansa Stark, Cersei e Jaime Lannister — todos eles, independente de suas desavenças ou disputas pelo poder, terão que encarar o perigo do inverno, que, enfim, chegou.

A expectativa é de cenas épicas, com batalhas envolvendo dragões, zumbis e exércitos de humanos, resultando em um espetáculo visual. A adaptação dos livros de George R.R. Martin já caminham desde meados da sexta temporada por um caminho próprio, já que a história dos livros originais foram alcançadas pelo seriado. Os fãs da saga literária e até mesmo alguns que acompanham apenas a história pela TV notaram uma queda de qualidade nos enredos, especialmente nos diálogos, um elemento tão importante para o sucesso da série quanto o visual de tirar o fôlego.

No entanto, a esperança é que a temporada final chegue para encerrar de maneira digna a história que cativa bilhões de pessoas ao redor do mundo. A disputa pelo trono de ferro, dádiva entregue ao governante de Westeros, talvez nem seja a principal realização do capítulo final da história, mas sim a sobrevivência (e a morte) de personagens queridos. Atualmente, quem ocupa o posto de suprema líder dos Sete Reinos é Cersei Lannister, a vilã que os espectadores amam odiar. No entanto, agora sem seu irmão, principal guerreiro e interesse romântico Jaime Lannister, não se sabe como será sua reação diante da ameaça mística vinda do Norte.

Por falar em Norte, Winterfell é o primeiro alvo dos caminhantes brancos e sua horda de zumbis, que ultrapassaram a milenar muralha construída pelos humanos para dividir as terras congeladas do resto do continente e agora avançam para levar o inverno prolongado para toda a sua extensão. Personagens importantes para a trama como Jon Snow e Daenerys Targaryen precisarão entrar em uma batalha sangrenta para evitar esse que seria o fim da civilização em Westeros.

Será que sobreviverá alguém para subir ao trono? Aliás, haverá ainda um trono ou Daenerys irá “quebrar a roda” como prometeu em temporadas passadas, trazendo um regime mais “democrático” ao povo? Essas dúvidas começam a ser sanadas hoje.

Relacionadas