domingo, 19 de maio de 2019
Geral
Compartilhar:

Grupos apresentam espetáculos com crucificação e ressurreição de Cristo

André Luiz Maia / 16 de abril de 2019
Foto: Divulgação
A narrativa da Paixão de Cristo é, possivelmente, uma das mais contadas e recriadas da história. O sofrimento de Jesus Cristo em sua via crucis, a crucificação e a consequente ressurreição são eventos que fazem parte do imaginário popular da sociedade ocidental.

Em João Pessoa, assim como em muitas cidades do mundo, as companhias de teatro locais recriam cada uma à sua maneira essa história. Com a próximidade da Páscoa, um circuito com esses espetáculos é organizado pela Funjope, que passa por vários bairros, sempre com entrada gratuita.

O Coletivo de Teatro Retalhos. por exemplo, apresenta Paixão em Retalhos, uma leitura inovadora da história, sob perspectiva mais leve. O público terá a oportunidade de vê-la na próxima quinta (18), no Timbó; na Praça da Paz, nos Bancários, na sexta-feira (19); e no Gervásio Maia, no domingo de Páscoa.

“A gente sempre teve a vontade de fazer algo bem diferente com a Paixão de Cristo", confessa o produtor do espetáculo, Joilson Custódio. Uma mescla de elementos da commedia dell'arte, cultura popular nordestina e o épico bíblico resultam em um espetáculo, no mínimo, inusitado.

Apesar dos elementos do gênero de comédia que trazia consigo elementos circenses, não se trata, obviamente de um espetáculo cômico. “É a Paixão de Cristo, é um drama, mas procuramos não enfatizar a morte ou o sofrimento de Cristo aqui, mas sim sua ressurreição. Ultrapassamos a barreira da morte e celebramos a Paixão de Cristo nesse momento alegre do retorno de Cristo à terra e seu retorno à vida eterna”, completa Joilson.

No elenco, estão Yluska Gaião, Juli Ramalho, Jacson Silva, Almir Inácio, Jonathan Ferreira, Dayse Borges, Naylane Calvancanti, Rogério Ferreira e Maycon Nascimento. Outra novidade da peça é a tradução e interpretação em libras por dois profissionais, que também participam da encenação, além de uma transmissão ao vivo pela página do Facebook do grupo (fb.com/paixaoemretalhos).

Outro exemplo de montagem diferenciada é a da Cia. de Teatro Soluar, de Mangabeira, apresentada na quarta-feira. Com direção e dramaturgia de Edilson Alves, o espetáculo O Caminho da Cruz se concentra nas 15 estações da via Crucis, a jornada do calvário de Jesus, para falar de assuntos da sociedade moderna.

“Ele é contemporâneo e erudito. Trago figurinos e cenografia da história clássica, mas trago questões contemporâneas aqui. Eu me baseei na música ‘Todos estão surdos’, de Roberto Carlos, interpretada por Fernanda Abreu, que serve como prólogo da peça e no texto de Everaldo Vasconcelos e Tarcísio Pereira para criar a peça”, conta Edilson.

A ideia é utilizar a história de Jesus para questionar temas como homofobia, machismo e feminicídio. “Quero mostrar que a paz e o amor já existem há muito tempo e que Jesus era um entusiasta desses valores, mas até hoje parece que as pessoas não dão ouvidos a isso”, completa.

Cabedelo

A região metropolitana da Capital também conta com montagens da Paixão de Cristo. De sexta a domingo, o Grupo de Teatro Amador Alfredo Barbosa apresenta sua versão da história, sempre às 20h30, na Fortaleza de Santa Catarina. A entrada será um quilo de alimento não perecível.

Programação



HOJE

20h: O Cristo Lampião (Casa da Pólvora, Varadouro)

AMANHÃ

10h: Maria do Povo — Do Ventre ao Criador (Feira de Jaguaribe)

16h: O Caminho da Cruz (Mercado Central, Centro)

16h: O Caminho da Cruz (Paróquia Cristo Rei, Mangabeira)

QUINTA

10h: Paixão em Retalhos (Quadra, Timbó)

16h: O Caminho da Cruz (Parque da Lagoa, Centro)

SEXTA

18h e 20h30: Jesus com Paixão (Parque Paraíba, Bessa)

19h: Paixão em Retalhos (Praça de Paz, Bancários)

19h30: Paixão de Cristo — Benditos (Praça Índio Piragibe, Ilha do Bispo); Sertão — A História de Jesus (campo de futebol, Funcionários II)

20h: Maria do Povo — Do Ventre ao Criador (Centro Cultural de Mangabeira); O Caminho da Cruz (Largo de São Frei Pedro Gonçalves, Varadouro)

20h30: Paixão de Cristo (Fortaleza de Santa Catarina, Cabedelo)

SÁBADO

20h30: Paixão de Cristo (Fortaleza de Santa Catarina, Cabedelo)

DOMINGO

19h: Paixão em Retalhos (Centro Cultural do Gervásio Maia)

19h30: Sertão — A História de Jesus (campo de futebol, Funcionários II)

20h30: Paixão de Cristo (Fortaleza de Santa Catarina, Cabedelo)

Relacionadas