terça, 11 de dezembro de 2018
Geral
Compartilhar:

Germano Toscano representa PB no Congresso de Direito Notarial e de Registro

Kubitschek Pinheiro / 12 de novembro de 2018
O presidente da Associação de Notários e Registradores da Paraíba (AnoregPB), Germano Toscano representa a Paraíba como debatedor do XX Congresso Brasileiro de Direito Notarial e de Registro que acontece em São Paulo nesta segunda-feira (12) até esta quarta-feira (14). O tema principal é “Inteligência Artificial – a Era da Tecnologia nos Cartórios”. O evento é promovido pela AnoregBR, (da qual Toscano é vice-presidente), e da AnoregSP. Será no Hotel Tivoli Mafarrej e haverá uma feira tecnológica. A palestra de abertura será feita pelo ministro Humberto Martins do Superior Tribunal de Justiça. os debates acadêmicos serão feitos por Leonardo Brandelli (UFRGS – coordenador), Zeno Veloso (UFAM), Mauricio Zockum (PUC/SP), Caleb Matheus de Miranda (RI/RTD) e o juiz Vitor Frederico Kümpel  do TJ de São Paulo.

Há vinte anos participando do encontro, Toscano lembra da importância desse momento em que reúne toda a categoria nacional,  formada por seis segmentos – do Registro Imobiliário, de Títulos e Documentos, Protestos de Títulos, do Registro Civil das Pessoas Naturais e que congrega todos os tabeliães de notas do pais e o segmento dos Distribuidores de Atos Extrajudiciais. “Exatamente, toda essa gama que forma a atividade notarial e de registro do Brasil vai estar se atualizando e participando de debates de alto nível”, disse

Outro ponto positivo é que a classe notarial brasileira nesses vinte anos tomou um impulso muito grande, tendo se adaptado a realidade da tecnologia. “A tecnologia da informática nos colocou dentro de um processo de mutação que veio em beneficio dos nossos usuários. Hoje se precisar de um serviço de notas ou o serviço de registro de imóveis ou de protesto, vai se deparar com uma diferença fundamental daquele cartório que existia há vinte anos”, avaliou.

Para se ter uma ideia da evolução dos cartórios, a nível de Paraíba, Toscano afirma que: “estamos com laboratórios instalados na área de tecnologia para que possamos permanecer no caminho dessa nova era com o objetivo de melhorar a nossa prestação de serviços”.

Toscano destaca pontos essenciais do evento como a palestra “Gestão e Inovação – As novas Plataformas Tecnológicas e a Atuação dos Cartórios Brasileiros que terá como expositor, o professor Ronaldo Lemos do Rio de Janeiro, além da presença de Cauê Zaghetto com Arion Cavalheiro Junior e Luiz Carlos Vendramim Jr, que vão trazer o tema: "A inteligência Artificial e Identidade Digital no Contexto da Proteção dos Dados Pessoais, além de um painel relativo ao marketing, ou seja a nova marca dos cartórios no Brasil.  Germano Toscano, primeiro vice presidente da AnoregBR e Ari Alvares Pires Neto, segundo vice da AnoregBR serão os debatedores do tema "Proteção de Dados Digitais"

Outro foco será a Utilidade dos Protesto das Duplicatas Eletrônicas: Segurança Jurídica e Modernidade Mundial Referenciadas”. Esse  evento já aconteceu em João Pessoa, sob a presidência de Germano Toscano.

Relacionadas