quinta, 14 de dezembro de 2017
Geral
Compartilhar:

Festival do Japão tem programação que vai de música clássica até cinema

André Luiz Maia / 16 de setembro de 2017
Foto: Divulgação
Tradição e modernidade se equilibram no XII Festival do Japão na Paraíba, organizado anualmente pela Associação Cultural Brasil-Japão da Paraíba. O evento acontece hoje e amanhã na Usina Cultural Energisa e traz como tema "O Japão Antigo e Moderno".

Palestras, mesas de debates, danças, exposições e oficinas são algumas das atrações. Dentre alguns dos destaques da programação estão a exibição de filmes a performance de música clássica japonesa, uma oportunidade rara em João Pessoa. Na galeria da Energisa, ficará aberta à visitação até o dia 24 de setembro a exposição Patrimônios Mundiais no Japão (registrados pela Unesco), organizada pelo Escritório Consular do Japão de Recife.

Na abertura, o cônsul do Japão em Recife, Yasuhiro Mitsui que proferirá uma palestra. No evento, que começa às 18h, também haverá uma mostra da Associação Brasileira de Música Clássica Japonesa (ABMCJ), liderados por Miriam e Shigeo Saito, músicos e professores de koto (cítara) e shakuhachi (flauta), instrumentos tradicionais japoneses. Além de executar solos, o duo fará peças com os grupos musicais do Projeto Cultura Oriental, como o coro Hatsuhinode e o trio Jampakoto.

O festival traz ainda a arte de Oshibana com flores naturais prensadas, que será ministrada pela professora Margarida Takae Arima, de São Paulo. O grupo "Yama no sakebi", do Curso de Kannon de Língua e Cultura Japonesa de Limoeiro, Pernambuco, apresentará danças como Soran Bushi, Yosakoi soran, Zeni daiko, J-Pop, entre outras atrações.

Na área do cinema, estão em destaque as exibições dos filmes Aruitemo, Aruitemo, de Hirokazu Koreeda, e da animação Kimi no Na wa. (ou Your name.), animação de Makoto Shinkai que bateu recordes de bilheteria no Japão, se tornando um dos animes mais vistos da história do país nas telonas.

A obra tem sido aclamada pelos críticos do mundo inteiro por seu roteiro bem-resolvido e o visual deslumbrante, marca registrada do diretor nipônico.

Relacionadas