segunda, 10 de dezembro de 2018
Geral
Compartilhar:

Exército comemora 370 anos e realiza solenidade no 16º RCM

Aline Martins / 20 de abril de 2018
Foto: NALVA FIGUEIREDO
O Exército Brasileiro comemorou nessa quinta-feira (19) 370 anos de criação da instituição. Na Paraíba, uma solenidade, no 16º Regimento da Cavalaria Mecanizado, no município de Bayeux (16º RCMec), na Região Metropolitana de João Pessoa, marcou o Dia do Exército.

O dia 19 foi escolhido em alusão à Batalha dos Guararapes que ocorreu em 1648, no Estado de Pernambuco e que reuniu índios, negros e brancos na luta pela expulsão dos holandeses no Litoral brasileiro. Como parte das diversas atividades em comemoração a data magna também foi realizada uma exposição de materiais do Exército, no Parque Solon de Lucena, na Capital.

Após nove anos da retirada dos franceses, o País voltou a ser invadido, em 1624, mas desta vez pelos holandeses. Eles aportaram em Salvador, na Bahia, e anos mais tarde, em 1648, chegaram ao Montes Guararapes, em Pernambuco. Como ainda não havia uma instituição militar que tomasse a frente para promover a retirada dos invasores, o povo decidiu se reunir durante a Batalha dos Guararapes.

“O 19 de abril foi escolhido como uma data muito significativa porque foi uma iniciativa do povo. Não éramos ainda Brasil, éramos colônia. Estávamos com uma parcela do nosso País ocupada. Verificou-se que era a data mais emblemática para criação de uma instituição”, frisou o comandante do 1º Grupamento de Engenharia, General de Brigada Marcelo Arantes Guedon.

Desde que foi criado, o Exército tem participado intensamente do dia a dia da sociedade brasileira. A missão é contribuir para a garantia da soberania nacional, dos poderes constitucionais, da lei e da ordem, salvaguardando os interesses nacionais e cooperando com o desenvolvimento nacional e com o bem-estar social.

Participaram dessa solenidade, representantes das Organizações Militares do Exército sediadas em João Pessoa e em Bayeux.

Das 17 medalhas entregues, o único civil a receber foi o deputado federal Damião Feliciano pelos serviços prestados.

“É um reconhecimento do Exército Brasileiro. Essa é uma data muito importante. O Exército Brasileiro é um organismo que representa muito bem a sociedade brasileira, um exemplo disso é o que eles estão fazendo no Rio de Janeiro”, frisou.

Histórico. O ex-pracinha Genival Máximo de Oliveira lembrou dos quatro ataques sofridos na Batalha do Monte Castelo e da importância de se comemorar as datas. “Aquilo que a gente não passa para o futuro, morre”, afirmou.

Relacionadas