terça, 19 de janeiro de 2021

Geral
Compartilhar:

Exército comemora 368 anos com condecorações a soldados e autoridades

Ainoã Geminiano / 20 de abril de 2016
Foto: Rafael Passos
O 1º Grupamento de Engenharia e Construção comemorou ontem os 368 anos de criação do Exército Brasileiro, com uma solenidade que condecorou membros das tropas paraibanas, além de autoridades do Judiciário e do Executivo. Foram entregues medalhas concedidas pelo Comando Militar do Nordeste e pela Presidência da República. Vários grupos de escoteiros também foram condecorados, por terem auxiliado o Exército nas ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti.

Para o general de brigada Daniel de Almeida Dantas, o Exército Brasileiro representa o sentimento de pertencimento a uma pátria. “O dia 19 de abril foi escolhido em alusão a um manifesto em que um grupo de luso brasileiros se reuniu para expulsar os holandeses de Pernambuco. Na ocasião, representaram o sacrifício deles com o uso da palavra ‘Pátria’, que pela primeira vez foi usada em uma ação de defesa do território. Por isso criou-se a mística de que esse é o dia do Exército”, afirmou.

O empresário Roberto Cavalcanti representou a sociedade civil, entre os convidados da solenidade e falou de sua identificação com as forças armadas. “Nenhum país vive sem uma base de consolidação como as forças armadas. O trabalho do Exército é exemplar. Tem uma tradição histórica que mostra que, desde o início da nossa história, estamos de mãos dadas. Me identifico com essa instituição desde nascença, a ponto de que todos os que me conhecem de perto dizerem que tenho uma disciplina militar nas minhas tarefas”, disse.

 

Leia Mais

Relacionadas