sábado, 28 de novembro de 2020

Estilo
Compartilhar:

Quer um carnaval sem ressaca? Confira as dicas

Lílian Morais / 06 de fevereiro de 2016
Foto: Divulgação
Repor líquidos e se alimentar bem é o segredo para uma festa sem ressaca. O alerta  é do nutricionista Sebastião Filho. “É importante lembrar que refrigerantes e cervejas não são bons hidratantes. Esses líquidos matam a sede, mas não repõem o líquido no organismo. ''A cerveja é um falso hidratante porque estimula a diurese'', explica.

''O ideal é não querer ultrapassar os seus próprios limites, para não acabar perdendo o melhor da festa'', aconselha o nutricionista Sebastião Filho.

A alimentação também não deve ser negligenciada. Além de não começar a beber com o estômago vazio, o folião deve sempre comer petiscos enquanto estiver consumindo bebidas alcoólicas, mas deve evitar as frituras. ''As pessoas atropelam muito as refeições durante o dia e tentam recuperar durante a noite. É bom ter sempre cuidado com a primeira refeição'', alerta Sebastião Filho. Segundo ele, o ideal seria cumprir pelo menos cinco refeições balanceadas por dia.

Para um bom começo do dia, um café da manhã reforçado é imprescindível, seja no carnaval, seja no dia-a-dia. ''O corpo humano compara-se a uma máquina que precisa de combustível para exercer devidamente suas atividades. O alimento provém o corpo dos nutrientes necessários para o seu devido funcionamento, ou seja, é o combustível indispensável à vida'', explica.

Para curar uma possível ressaca, pode-se aproveitar o poder terapêutico de algumas plantas medicinais e abusar dos chás (digestivos e calmantes por exemplo).

O uso de medicamentos é indicado apenas se for recomendado por um médico. É bom ter cuidado também com a mistura de remédios com bebidas, pois esse coquetel pode ser perigoso.

Dicas

- Beber água

Quanto mais água intercalar seus goles alcoólicos, melhor. Ela ajuda o fígado e os rins a filtrar melhor os resíduos tóxicos. Além disso, como o álcool faz com que o corpo elimine pela urina maior quantidade de líquidos, é importante reidratar o organismo. A água também serve para matar a sede. Bebida alcoólica e refrigerante pode matar a sede, mas não hidrata o organismo.

- Como curar

Como o álcool causa desidratação, é bom consumir muito líquido no dia seguinte como água de coco e sucos de frutas. O folião também deverá aumentar o consumo diário de água para 3 litros. Bebidas isotônicas - do tipo Gatorade - são boas pedidas, especialmente por conterem potássio em suas fórmulas. A substância, que também pode ser encontrada na banana, recupera a vitalidade dos músculos e ajuda a reequilibrar os sais e a água.

Tem que se alimentar

Mesmo estando um pouco enjoada, uma pessoa com ressaca precisa comer. É importante ingerir carboidratos - macarrão, pães e bolachas de água e sal, frutas e verduras frescas. Essas últimas contribuem para o movimento intestinal, além de eliminar gorduras. As carnes não são tão urgentes: suas proteínas são de digestão difícil. Caldos, sopas e cremes são recomendados.

Relacionadas