terça, 20 de abril de 2021

Estilo
Compartilhar:

Pratos rápidos e práticos para a ceia do ano novo; confira

Lílian Moraes / 30 de dezembro de 2016
Foto: Divulgação
Na ceia do réveillon não podem faltar lentilha, uvas, pernil, doces para garantir um 2017 com muita fartura, alegria, doçura, harmonia, paz e, sobretudo prosperidade.

“A dica para quem deseja preparar uma boa ceia de Ano Novo, mas não quer perder a festa cozinhando enquanto os convidados se divertem é planejar tudo com antecedência”, ensina a cozinheira profissional Adriana Duarte da Silva.

Ela ensina que o ideal é pensar em pratos que sejam práticos de fazer, mas que não deixem de lado o glamour que a festa de ano novo merece. “Podemos ser práticas, mas temos que caprichar na preparação dos pratos para que os nossos familiares e convidados sintam-se privilegiados e amados’, ensina. Ela dá uma dica que a mesa pode ser decorada com frutas tropicais.  Além de um toque glamouroso as frutas dão um charme a mesa”.

A carne de porco é aconselhável porque o animal fuça para frente. Já o frango, peru e todas as aves não são aconselháveis porque não dão sorte.

A sabedoria popular alerta para evitar comer caranguejo que anda para trás e traz má sorte.

O www.correiodaparaiba.com.br selecionou algumas receitas para a sua ceia especial de Ano Novo desejando muita sorte, saúde e alegria no ano que se inicia.

SALADA DE LENTILHA

Ingredientes

250 g de lentilha

1 cebola grande

2/3 de xícara (chá) de amêndoas laminadas

3 colheres (sopa) de hortelã picada

1 colher (café) de cominho em pó

Modo de preparo:

Cozinhe a lentilha em bastante água (como se fosse macarrão) por 15 minutos. Verifique se ela está al dente e coloque numa bacia com água e gelo para encerrar o cozimento. Em seguida, coloque em um escorredor para que fique bem sequinha. Pique a cebola em pedaços não muito pequenos, leve ao fogo bem baixo em uma panela com uma colher de água por uns 40 minutos, ou até que os açúcares e sucos da cebola já tenham dourado. Reserve.

DICA: Se você não encontrar amêndoas laminadas, use picadas, se estiverem cruas, coloque no forno para torrar um pouco, em seguida, misture todos os ingredientes da salada.

BACALHAU AO CREME

Ingredientes

600g de bacalhau dessalgado, cozido e desfiado

1 copo de requeijão

120g de cebola picada

Salsa e coentro a gosto

2 pimentas dedo de moça picadas

240ml de azeite

750g de batatas pré cozidas (al dente) cortadas em rodelas

300ml de creme de leite

Modo de preparo

Numa travessa refratária, faça uma marinada com todos os ingredientes, menos o creme de leite e deixe descansando no mínimo 1 hora. Junte o creme de leite e o requeijão misture bem e leve ao forno médio por 40 minutos. Deixe gratinar. Aí é só servir.

FILÉ MIGNON AO VINHO

Ingredientes

500 g de filé mignon em cubos

Sal e pimenta-do-reino a gosto

2 col. de sopa de farinha de trigo

2 col. de sopa de azeite

1 xíc. de vinho tinto seco

1 1/2 xíc.de cebolinha branca sem pele

2 1/4 xíc. de caldo de carne 0% de gordura

1 xíc. de tomate sem pele e sem semente cortado grosso

3 xíc. de cenoura em cubos médios

1/2 xíc. de cogumelos brancos partidos ao meio

Modo de preparo

Uma vez que a umidade impede que a carne doure, seque com papel toalha, tempere com sal e pimenta e passe na farinha de trigo. Aqueça uma panela grande em fogo médio-alto. Acrescente 1 col. de sopa de azeite. Coloque metade da carne em uma camada única sem amontoar e doure todos os lados por igual por 5 a 6 minutos. Retire a carne da panela e coloque numa tigela.

Acrescente 1/3 de xícara de vinho e raspe o fundo com uma colher de pau para soltar qualquer grumo que tenha ficado. Transfira o líquido para a tigela com a carne. Limpe a panela e repita o procedimento com 1 col. de sopa de azeite e o restante da carne. Na mesma panela, adicione 1 col. de sopa de azeite restante, junte a cebola e cozinhe. Mexa ocasionalmente até dourar por igual por 3 minutos. Dissolva o caldo que ficou no fundo da panela com 1/3 xíc. do vinho restante e coloque a carne reservada e o líquido de volta na panela. Acrescente o caldo de carne e o tomate e tempere com sal e pimenta. Deixe ferver, reduza o fogo, cubra e cozinhe por 1 hora. Junte a cenoura, o cogumelo e cozinhe coberto por 30 a 45 minutos até a carne e as hortaliças ficarem macias.

PERNIL ESPECIAL

Ingredientes

1 pernil de porco sem osso

Sal e pimenta do reino a gosto

suco de 1 limão

1 galho de alecrim

2 folhas de louro

2 dentes de alho

1 colher (sopa) de gengibre

1 xícara (chá) de suco de laranja

1 xícara (chá) de vinho branco seco

2 colheres (sopa) de azeite

Ingredientes para o Molho:

1 colher (sopa) de amido de milho

2 colheres (sopa) de água

1 xícara (chá) de caldo de legumes

1 colher (sopa) de mostarda

1 xícara (chá) de creme de leite

6 laranjinhas

½ xícara (chá) de cebolinhas picadas

½ xícara (chá) do molho da marinada do pernil

Modo de Preparo

Temperar o pernil com todos os ingredientes e deixar marinar de um dia para o outro. Colocar em uma assadeira e levar ao forno médio por 3 horas e meia. Retirá-lo da forma e cortá-lo em fatias. Molho: misturar todos os ingredientes do molho em uma panela, menos o creme de leite e a cebolinha. Deixe engrossar e desligue o fogo. Coloque o creme de leite e jogue por cima do pernil.

RABANADA AO FORNO

Ingredientes

- 6 pãezinhos amanhecidos

- 1 lata de leite condensado

- 2 latas de leite (use a lata do leite condensado para medir)

- Manteiga

- Canela e açúcar para polvilhar

Modo de preparo

Corte os pães em fatias na grossura de um dedo. Misture o leite condensado com o leite. Molhe os pães na mistura com auxilio de um garfo. Unte um tabuleiro anti-aderente e coloque os pães distantes um do outro. Coloque pedacinhos de manteiga encima do pão. Coloque no forno a 15 minutos vire de do outro lado os pãezinhos e espere mais 10 minutos. Polvilhe com açúcar e canela.

Relacionadas