sexta, 18 de setembro de 2020

Estilo
Compartilhar:

Chá de hibisco: a bebida que combate a gordura e auxilia na redução do peso

Nayanne Nóbrega, especial para o Correio / 03 de dezembro de 2016
Foto: Divulgação
 

O chá de hibisco é o queridinho do momento para quem faz dieta, isso porque, ele realmente emagrece. A bebida conta com substâncias que evitam o acúmulo de gordura, possui ação diurética e auxilia no emagrecimento. Ou seja, é um aliado e tanto na perda de peso. O chá de hibisco não é amargo. Tem sabor suave de framboesa e dá até para sentir aquele azedinho da fruta.

De acordo com a nutricionista, Giulliany Seixas, o chá de hibisco oferece muitos benefícios ao corpo como evitar a retenção de líquidos e reduzir o inchaço. “O chá da flor de hibisco é rico em compostos bioativos e em antioxidantes como os flavonoides que tem efeito cardioprotetor, ajudando a aumentar o HDL e diminuir o LDL, mais conhecido como colesterol ruim. Ele ajuda ainda a regular a pressão arterial, tem ação diurética diminuindo a retenção de líquidos, é rico em vitaminas, cálcio, magnésio, ferro, e tem ação digestiva”, explicou.

Apesar dos benefícios, a nutricionista alerta que o chá de hibisco deve ser consumido em doses adequadas de acordo com as sua necessidades. “Deve-se consumir no máximo até 500 ml por dia. Porém, o chá sozinho não faz milagre. Ele deve ser associado a uma dieta. E não adianta tomar um chazinho para limpar o organismo e comer alimentos superindustrializados, cheios de toxinas”, explicou Seixas.

O chá de hibisco possui alta concentração de antocianina - pigmento da família dos flavonoides -, que tem ação antioxidante combatendo os radicais livres e antiinflamatória, que combate a inflamação das células, permitindo que elas voltem a exercer totalmente suas funções. Resultado: "O organismo deixa de acumular toxinas - substâncias inimigas que dificultam o emagrecimento", destacou Giulliany Seixas, nutricionista funcional especializada em reeducação alimentar.

Outras substâncias (enzimas e mucilagens) presentes na planta agem em áreas diferentes. No estômago, facilitam a digestão; no intestino, impedem parte da absorção do carboidrato e da gordura dos alimentos; e nos rins, anulam temporariamente a ação do hormônio antidiurético, quando o organismo aproveita para se livrar do excesso de líquidos. Ainda não acabou: "O hibisco tem vitamina C, que diminui a pressão na parede dos vasos sanguíneos, melhorando a circulação, e cálcio, mineral importantíssimo para os ossos e um facilitador na perda de peso, segundo estudos recentes", afirma Seixas.

Conheça outros benefícios que o chá de hibisco pode proporcionar

O chá possui uma boa dose de Vitaminas B1 e B2. A vitamina B2 ajuda a manter os ossos sempre fortes, também, ajuda a manter a saúde da pele e dos cabelos. As vitaminas pertencentes ao completo B também ajudam no metabolismo da glicose e do oxigênio, e auxiliam o corpo a aproveitar melhor a energia que fica armazenada nas células.

O ferro é outra substância presente no chá, por isso, a bebida pode ser útil no combate a anemia. A vitamina A também está presente na bebida, e isso é bom, pois essa vitamina favorece a manutenção da saúde da pele, dos ossos, da visão e do sistema imunológico. Por conter vitamina C, o chá de hibisco também pode ajudar a prevenir doenças cardiovasculares e até mesmo o envelhecimento precoce.

hibisco

Saiba quais pessoas não podem tomar o chá de hibisco

É verdade que o chá de hibisco emagrece e pode trazer vários outros benefícios, no entanto, algumas pessoas não devem tomá-lo. “Mulheres grávidas, ou que estejam amamentando, não devem tomar essa bebida, isso porque alguns estudos apontaram que esse chá pode prejudicar a estrutura dos genes do bebê”, ressaltou a nutricionista Giulliany Seixas.

Alguns estudos científicos constataram que o consumo contínuo do chá pode causar infertilidade transitória. “Esse problema pode ocorrer porque o chá pode afetar os níveis de estrogênio no organismo feminino, e inibir a ovulação. Esse é mais um motivo para evitar tomar chá de hibisco em excesso. Para evitar qualquer problema futuro, é importante consultar o seu médico antes de fazer uso da bebida”, completou a especialista.

Aprenda a preparar o chá de hibisco

O preparo do chá de hibisco é extremamente simples e rápido. Para preparar, você deve colocar 200 ml e água em uma vasilha e colocar para ferver. Quando a água começar a ferver, desligue e coloque 1 colher (sopa) de hibisco na água, e tampe a vasilha logo em seguida. Deixe a vasilha tampada por 5 a 10 minutos. Depois é só beber. Para melhores resultados, você pode acrescentar ao chá 1 colher de sopa de gengibre ralado. Pode também potencializar a ação do chá com canela ou com cavalinha (estes ingredientes adicionais são termogênicos, isto é, aceleram o seu metabolismo, e logo, ajudam ainda mais no seu gasto calórico).

Relacionadas