sábado, 19 de setembro de 2020

Estilo
Compartilhar:

Arranjos rápidos e bonitos para o natal

Lílian Moraes / 17 de dezembro de 2016
Foto: Divulgação
No Natal, as decorações com arranjos, árvores, coroas e guirlandas podem ser diversificadas, bonitas e atraentes. Frutas, flores, folhas são elementos importantes para a confecção de arranjos natalinos, conforme atesta o especialista em ambientação Alain Moszkowicz.

Que tal fazer um arranjo de flores naturais pra enfeitar sua casa no Natal? Pois é! Nem só de Papai Noel, bolas e sinos é feita uma decoração natalina. A tendência para o final do ano são as flores, folhas, cipós e frutas nos arranjos de Natal e as famosas “árvores francesas” confeccionadas com galhos secos com detalhes em pedrarias, cristais, pérolas e velas.

Coloridos, em degradê de tons, de uma só cor, aproveitando o verde das folhagens. Não importa! As flores são sempre uma opção delicada e bonita para compor ambientes internos. A estilista Edna Martins, que é apaixonada pelo Natal, explica que as cores exuberantes das flores tropicais combinam muito com o Natal.

“As flores dão um “up grade” às mesas natalinas e a decoração como um todo”, ensina. Segundo a expert, os arranjos podem misturar flores, folhas, galhos com os artigos natalinos e até mesmo com cristais, pérolas, velas e até com objetos mais rústicos.

No hall de entrada, o toque natalino fica por conta dos arranjos ou mesmo dos vasos de plantas que ganham detalhes de estrelas e piscas. “O que vale é a criatividade. Usamos flores, folhas, galhos e misturamos com os artigos típicos da época para garantir um arranjo exclusivo e, sobretudo, bonito”, afirma. Nos cantos, os vasos também ganham enfeites de bolinhas, estrelas e piscas.

Mas é na mesa principal, que os arranjos florais ganham mais importância. Segundo Edna Martins para dar um ar mais elegante à produção, os arranjos florais ficam no centro da mesa e podem se misturar as frutas como maçãs, peras, uvas e ameixas

E para quem pensa que os arranjos naturais são muito perecíveis, está na hora de mudar de idéia. Segundo as especialistas, um arranjo com flores tropicais pode durar até oito dias, depende apenas dos cuidados. “O ideal é borrifar água natural nas folhas e flores e ainda colocar água na espuma floral que fica no pé do arranjo”, ensina.

Nas mesas de canto ou mesmo na mesa principal, o importante é a criatividade. “A anfitriã pode usar a criatividade e jogar cristais, pérolas em cima da mesa misturadas com os arranjos”.

Segundo a especialista, as velas também são fundamentais nos arranjos de festa para o final de ano, tanto para o Natal como para o Ano-Novo.

Árvore de Natal de Última Hora

Quem ainda não montou a sua árvore de Natal e está sem ideias, pode aproveitar a dica da estilista Edna Martins. “Pegue galhos secos e misture com fitas, bolas, flores secas ou desidratadas, folhagens e piscas e outros artigos natalinos. Fica um luxo!”, ensina.

Outra ideia é pegar uma cartolina e fazer um cone e depois colar bolas de natal que pode ser de uma cor só ou misturadas e na ponta do cone colocar um laço em cor contrastante.

jardins

Jardins iluminados

Para quem vai receber convidados na parte externa da casa, os detalhes de ornamentação no jardim são essenciais. "No jardim as opções são infinitas, mas uma boa alternativa sempre é a criatividade com as luzes. Montar estruturas de arames, em formatos variados, e aplicar as luzes entrelaçadas com as folhagens das plantas proporciona um efeito muito bonito e é sempre usado. Outra opção seria iluminar o acesso das pessoas com "tocheiros" (hastes de bambus com lampião a gás). Segundo Alain, outra opção é dispor estrelas e anjos de cipós como esculturas no jardim. E ainda, colocar bolas de natal entre os galhos.

Dicas do Clube do Artesanato

Para criar um arranjo bonito e delicado, o Clube do Artesanato sugere uma ideia simples e com custo acessível.

Materiais



  • Uma porção de resina endurecedora


  • Balões de látex número 03


  • Fita de Cetim Dupla Face T900/000 389


  • Fita de Cetim Dupla Face T900/009 389


  • Pincel


  • Tesoura




Receita Caseira da Resina Endurecedora



  • 2 colheres (sopa) de amido de milho


  • 1 copo americano (200ml) de água


  • 4 colheres (sopa) cola branca


  • 2 colheres (sopa) de água para finalização


  • 1 colher (sopa) álcool líquido




Preparo

Misture o amido com o copo de água fria mexa bem, leve ao fogo sempre mexendo, até cozinhar (deverá ficar um mingau). Retire do fogo e deixe esfriar bem. A dica é: não deixe empelotar. Quando ferver, mexer mais um pouco e tirar do fogo.

Misture a cola, as 2 colheres de água e o álcool (tudo a frio) mexa bem até formar um creme uniforme.

Em seguida junte a mistura e bata no liquidificador. Está pronta a resina endurecedora. Pode guardar na geladeira e usar muitas outras vezes.

Secagem: Seque à sombra.

1º Passo -  Encha o balão até que fique com um diâmetro de mais ou menos 7cm e inicie laçando com um nó a extremidade da boca do balão previamente preso.

2º Passo - Dê as voltas com a fita em torno do balão levemente pressionada observando e tomando o cuidado para que as voltas se distribuam uniformemente em torno do balão. Ao final segure a ponta para iniciar a colagem com a resina endurecedora.

3º Passo - Passe a resina endurecedora uniformemente em torno do balão com as fitas até completar toda a superfície circular do balão. Deixe a resina penetrar nas sobreposições das voltas da fita sobre o balão

4º Passo -  Após a secagem completa, romper o balão com uma agulha e retirar cuidadosamente o resíduo já inutilizado. Por fim adorne com um laço a ponta pela qual se iniciaram as voltas e pronto! Acabamos de finalizar uma bolinha para decorar sua árvore e somar a tudo aquilo que for possível para que seu Natal seja cheio de maravilhas.

Relacionadas