terça, 24 de novembro de 2020

Entrevista ao Correio
Compartilhar:

Professor aponta educação como caminho para superar os desafios do mundo

Luiz Carlos Sousa / 03 de janeiro de 2016
Foto: Rafael Passos
Buscar a excelência e o equilíbrio entre a quantidade e a qualidade no ensino são tarefas que desafiam pesquisadores e educadores há séculos e estão presentes de forma muito decisiva na formação técnica de professores e profissionais no Brasil. O reitor do Instituto Federal Cícero Nicácio do Nascimento Lopes diz que apesar da crise, a instituição se mantém como referência na produção de conhecimento e na preparação de técnicos em todos os níveis. Nessa conversa com o Correio, Nicácio Lopes, fez um balanço dos desafios, revelou projetos para 2016 e disse que a principal preocupação pedagógica é formar técnicos competentes com capacidade de visão crítica.

- Como o Instituto Federal vem desenvolvendo a opção pela educação técnica na Paraíba?

- A educação profissionalizante sempre foi um importante instrumento de formação humana. E agora vem ganhando papel especial. O Instituto Federal da Paraíba tem na sua essencialidade a oferta da educação profissionalizante.

- Em mais de um nível?

- O Instituto tem uma particularidade. Trabalha desde a formação inicial e continuada, que é a mais primária dos trabalhadores humildes, sobe um pouquinho e vai para os cursos técnicos integrado e subsequente. E pratica também a graduação com bacharelado e licenciatura e já estamos ofertando cursos de pós-graduação.

- A pós-graduação já formou algum especialista?

- Há quatro meses tive o prazer de entregar o diploma de mestre em Engenharia Elétrica no Campus de João Pessoa. E temos projeto de doutorado. João Pessoa, por ser a célula máter já está promovendo estudos, também na área de Engenharia Elétrica, que é bastante aquecida.

Leia a entrevista completa no jornal Correio da Paraíba

Relacionadas