quinta, 26 de novembro de 2020

Geral
Compartilhar:

Dia D de promete vacinar 80% dos cães contra a raiva

Redação / 22 de setembro de 2018
Foto: Nalva Figueiredo
O Dia D da Campanha de Vacinação Contra a Raiva Animal acontece neste sábado (22) na Paraíba. A meta é imunizar, ao todo, 727.372 animais (528.935 cães e 198.437 gatos). Todos os municípios terão postos de imunização fixos ou volantes funcionando das 8h às 17h. Em João Pessoa, a previsão da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é que fiquem mais de 180 postos abertos, incluindo o Centro de Vigilância Ambiental e Zoonoses (Cvaz), que funciona no bairro dos Bancários.

A vacinação, que teve início no dia 27 de agosto, se faz necessária dentro do processo de eliminação da raiva humana transmitida por cães e gatos no círculo urbano, já que os mesmos são os principais focos da doença. É importante lembrar que a vacina deve ser tomada todos os anos. Com o Dia D, se encerra a campanha, porém, em João Pessoa o Centro de Zoonoses continuará imunizando os caninos e felinos, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) estabelece ainda um prazo de 30 dias para todos os municípios busquem atingir as metas.

Na Capital, a meta é imunizar 80% da população canina, ou seja, 60 mil. Devem ser vacinados cães e gatos a partir dos três meses de vida. Para que os animais sejam vacinados, o proprietário deve levar o cartão de imunização do animal.

Relacionadas