O Detran da Paraíba começa a emitir hoje a Carteira de Habilitação Eletrônica – CNH Digital. O documento é gratuito e segue orientação do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Mesmo opcional, a CNH digital tem a mesma validade da CNH tradicional. Poderão tirar o documento usuários que fizeram ou renovaram a habilitação a partir de maio do ano passado, com o QR Code incluso.
Trata-se de de um aplicativo que é instalado no smartphone do condutor, que passa a ser acessado por meio de um QR code implantado no documento. É uma opção que oferece comodidade e mais segurança.
Já o superintendente do Detran-PB, Agamenon Vieira, informa que o órgão montou estrutura para facilitar a vida dos usuários na retirada da CNH digital. “Além da sede do Detran, 26 Ciretrans e 28 postos avançados estão à disposição”.
Passo a passo
Quem tem a CNH sem o código deve realizar a renovação da carteira ou solicitar a impressão da 2ª via. Para obter a CNH Digital.
▶ Cadastro do condutor no Portal de Serviços do Denatran: portalservicos.denatran.serpro.gov.br.
▶ Usuário receberá e-mail de confirmação. Clicar no link enviado pelo Portal seguir orientações e, em seguida, comparecer ao posto de atendimento para atualizar os dados (telefone e e-mail). Esse procedimento é rápido e gratuito.
▶ Para quem tem o certificado digital, o processo pode ser feito todo pela internet;
▶ Após a atualização das informações pelo órgão, já é possível solicitar no Portal de Serviços do Denatran o código de ativação para a versão eletrônica, que também é enviado por e-mail.
▶ De posse do código recebido, o motorista baixa o aplicativo da CNH Digital (disponível para smartphones com Android ou IOS) e faz o login com o número do CPF e a mesma senha do portal, digitando o código de ativação em seguida.
▶ Por fim, cadastrar uma senha de quatro dígitos no aplicativo, que será utilizada para o acesso ao serviço