quarta, 20 de janeiro de 2021

Geral
Compartilhar:

Correio mostra quais são os principais vencedores do Prêmio Jabuti de Literatura

André Luiz Maia / 12 de novembro de 2017
Foto: Divulgação
Os interessados por litetatura inevitavelmente já se depararam em algum momento com o nome Jabuti. O prêmio é considerado um dos mais importantes da literatura de língua portuguesa e serve como um termômetro do disputado mercado literário.

Com o anúncio de mais uma premiação, vários nomes acabam surgindo pela primeira vez para um grande público e talvez fique um pouco difícil para saber por onde começar. O CORREIO selecionou as obras que conquistaram o primeiro lugar da premiação em suas respectivas categorias e traz uma noção geral do que foi destacado pela Câmara Brasileira do Livro como algumas das melhores obras de 2017. A organização do evento também liberará, até o fim deste mês, qual dessas obras será destacada como o Livro do Ano.

É bom lembrar que este ano houve vitória da Paraíba. A santista, radicada em João Pessoa desde a década de 1980, Maria Valéria Rezende já havia levado o prêmio de Livro do Ano em 2015 pela ficção Quarenta Dias. Desta vez, ela ganhou o terceiro lugar na categoria Romance com Outros Cantos.

A obra narra a história de Maria, uma educadora popular que se depara com a riqueza e a complexidade do Brasil profundo ao se mudar para a fictícia cidade de Olho d’água. A história se confunde com a biografia da autora, que também era uma educadora popular itinerante, chegando a percorrer os recantos do país e de outros países mundo afora.

Relacionadas