sábado, 27 de fevereiro de 2021

Geral
Compartilhar:

Confira questões de Ética no serviço público; faça o teste

Redação / 06 de agosto de 2017
Foto: Reprodução/Ilustração Correio
1 - O servidor público que presenciar um ato ou fato contrário ao interesse público por parte de um superior pode omitir-se a fim de preservar o clima organizacional da instituição.

( ) Certo ( )Errado

 

2 - Caso um servidor sofra uma perseguição por parte de seu chefe imediato, ele passa a ter motivo justo para alterar seu comportamento no trato com o público e com seus colegas de trabalho.

( ) Certo ( )Errado

 

3 - Toda ausência injustificada do servidor ao seu local de trabalho é fator de desmoralização do serviço público. ( ) Certo ( )Errado

 

4 - Pessoas que exercem cargos de natureza eventual, temporária ou excepcional não podem ser submetidas a procedimentos de apuração por meio da comissão de ética pública.

( ) Certo ( )Errado

 

5 - Qualquer cidadão poderá provocar a atuação da comissão de ética pública visando à apuração de infração ética imputada à agente público, órgão ou setor específico de ente estatal.

( ) Certo ( )Errado 

 

 

 

 

 

 Gabarito e Observações.

 

1 - Errado. É dever do servidor público comunicar imediatamente a seus superiores todo e qualquer ato ou fato contrário ao interesse público, exigindo as providências cabíveis.

 

2 - Errado. Uma perseguição sofrida por um servidor por parte de seu chefe imediato deve ser denunciada à comissão de ética, não podendo impactar na postura profissional e consequente diminuição de sua eficiência.

 

3 - Certo. A desmoralização do serviço público pode ocorrer devido à ausência do servidor, por gerar ineficiência dos processos.

 

4 - Errado. Todas as pessoas que exercem cargos de natureza eventual, temporária ou excepcional devem ser submetidas a procedimentos de apuração por meio da comissão de ética pública.

 

5 - Certo. Todo cidadão tem o direito de provocar a atuação da comissão de ética pública, visando à apuração de infração ética imputada a agente público, órgão ou setor específico de ente estatal.

Relacionadas