1 - O servidor público que presenciar um ato ou fato contrário ao interesse público por parte de um superior pode omitir-se a fim de preservar o clima organizacional da instituição.
( ) Certo ( )Errado
2 - Caso um servidor sofra uma perseguição por parte de seu chefe imediato, ele passa a ter motivo justo para alterar seu comportamento no trato com o público e com seus colegas de trabalho.
( ) Certo ( )Errado
3 - Toda ausência injustificada do servidor ao seu local de trabalho é fator de desmoralização do serviço público. ( ) Certo ( )Errado
4 - Pessoas que exercem cargos de natureza eventual, temporária ou excepcional não podem ser submetidas a procedimentos de apuração por meio da comissão de ética pública.
( ) Certo ( )Errado
5 - Qualquer cidadão poderá provocar a atuação da comissão de ética pública visando à apuração de infração ética imputada à agente público, órgão ou setor específico de ente estatal.
( ) Certo ( )Errado
Gabarito e Observações.
1 - Errado. É dever do servidor público comunicar imediatamente a seus superiores todo e qualquer ato ou fato contrário ao interesse público, exigindo as providências cabíveis.
2 - Errado. Uma perseguição sofrida por um servidor por parte de seu chefe imediato deve ser denunciada à comissão de ética, não podendo impactar na postura profissional e consequente diminuição de sua eficiência.
3 - Certo. A desmoralização do serviço público pode ocorrer devido à ausência do servidor, por gerar ineficiência dos processos.
4 - Errado. Todas as pessoas que exercem cargos de natureza eventual, temporária ou excepcional devem ser submetidas a procedimentos de apuração por meio da comissão de ética pública.
5 - Certo. Todo cidadão tem o direito de provocar a atuação da comissão de ética pública, visando à apuração de infração ética imputada a agente público, órgão ou setor específico de ente estatal.