sábado, 23 de janeiro de 2021

Geral
Compartilhar:

Confira o simulado Correio Concursos desta semana

Redação / 11 de fevereiro de 2018
Foto: Ilustração Correio
Analise as assertivas abaixo em “C” para certo e “E” para errado.



  1. O Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES) é um programa de financiamento estudantil criado pelo ministério da Previdência Social.




(  ) Certo      (   ) Errado



  1. Podem solicitar o financiamento pelo FIES os estudantes regularmente matriculados e os não matriculados em cursos de graduação não gratuitos que tenham obtido avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).




(   )Certo        (   ) Errado



  1. O aluno já beneficiado com o Fies não pode solicitar outro financiamento.




(   ) Certo        (   ) Errado

O Aluno cujo percentual de comprometimento da renda familiar mensal bruta per capita seja inferior a 20% (vinte por cento) pode se candidatar ao Fies.

(   ) Certo         (   ) Errado



  1. O financiamento do Fies é concedido aos estudantes matriculados em cursos não presenciais com avaliação positiva nas avaliações do Ministério da Educação.




(   ) Certo        (   ) Errado



  1. Pode ser beneficiário do Fies pessoa cuja renda Familiar mensal bruta seja superior a 20 (vinte) salários mínimos.




(   ) Certo       (   ) Errado



  1. Com o FIES você pode financiar de 50% até 75% do curso superior e o comprometimento da renda familiar mínimo deve ser de 20%.




(   ) Certo       (   ) Errado



  1. Para estudantes com renda familiar mensal bruta de até 10 (dez) salários mínimos o valor Maximo do Financiamento é de 50%.




(   ) Certo       (   ) Errado



  1. O estudante matriculado em curso de licenciatura ou bolsista parcial do ProUni que solicitar o financiamento para o mesmo curso no qual é beneficiário da bolsa poderá financiar até 100% (cem por cento) dos encargos educacionais cobrados do estudante pela IES.




(   ) Certo      (   ) Errado

 



  1. No Fies é obrigatório a apresentação de fiador, porém em alguns casos o estudante matriculado em curso de licenciatura ou bolsista parcial do ProUni que solicitar o financiamento para o mesmo curso no qual é beneficiário da bolsa poderá financiar até 100% (cem por cento) dos encargos educacionais cobrados do estudante pela IES sem a presença do fiador.




(   ) Certo       (   ) Errado

 



  1. Seguro-desemprego é um benefício previdenciário definitivo, que a finalidade de prover assistência financeira ao trabalhador desempregado em virtude de dispensa sem justa causa, inclusive a indireta, e ao trabalhador comprovadamente resgatado de regime de trabalho forçado ou da condição análoga à de escravo, sendo custeado pelo 




(   ) Certo        (   ) Errado



  1. Mesmo quando o empregador não cumprir as obrigações do contrato de trabalho, o empregado não terá direito a solicitar a rescisão do mesmo com todos os direitos trabalhista inclusive o seguro desemprego.




(   ) Certo      (   ) Errado



  1. O seguro desemprego é um beneficio previdenciário que não dá nenhum beneficio ao empregador.




(   ) Certo      (   )Errado



  1. O trabalhador que vier a ser identificado como submetido a regime de trabalho forçado ou reduzido a condição análoga à de escravo, em decorrência de ação de fiscalização do Ministério do Trabalho e Emprego, será dessa situação resgatado e terá direito à percepção de cinco parcelas de seguro-desemprego no valor de um salário mínimo cada.




(   ) Certo      (   ) Errado



  1. O pescador artesanal, no período defeso, desde que atendidos os requisitos legais pode solicitar o seguro desemprego no valor de dois salários mínimos.




(   ) Certo     (   ) Errado



  1. O beneficio de prestação continuada não impede o direito de solicitação do seguro desemprego.




(   ) Certo    (   ) Errado

 



  1. Jose na empresa para o qual trabalha a cinco anos foi pego pelo o seu patrão furtando alguns objetos, e foi demitido por justa causa. Levando em consideração que apesar de cometer ato ilícito punível pelo código civil, Jose pode solicitar o seguro desemprego, já que o mesmo possui o seu direito trabalhista independente do acontecido.




(   ) Certo             (   ) Errado



  1. O empregado doméstico demitido sem justa causa, somente na hipótese de o empregador anotar na CTPS e efetuar os depósitos do FGTS durante pelo menos 12 meses nos último 24 meses tem direito ao seguro desemprego.




(   ) Certo    (   ) Errado



  1. Quando o trabalhador comprovar vínculo empregatício de no mínimo 06 meses e no máximo 11 meses, nos últimos 03 anos e preencher todos os outros requisitos legais terá direito a três parcelas do seguro desemprego.




(   ) Certo     (   ) Errado



  1. Somente os trabalhadores urbanos, dispensados sem justa causa ou através de rescisão indireta do contrato de trabalho, bem como aqueles trabalhadores resgatados de regime de trabalho forçado ou da condição análoga à de escravo são beneficiários do seguro desemprego.




(   ) Certo     (   ) Errado



  1. O valor da parcela do seguro desemprego para o pescador artesanal, empregado doméstico e o trabalhador resgatado é de um salário mínimo.




(   ) Certo      (   ) Errado



  1. O calculo da parcela do seguro desemprego, será considerada a média dos salários dos últimos 6 (seis) meses anteriores à dispensa variando de R$ 724,00 a R$ 1.304,63 conforme a faixa salarial do trabalhador.




(   ) Certo      (   ) Errado



  1. O Seguro-Desemprego é um benefício pessoal e intransferível e será pago diretamente ao beneficiário, salvo em caso de morte do segurado, ausência, moléstia contagiosa e beneficiário preso.




(   ) Certo        (    ) Errado



  1. Será cancelado o beneficio de seguro desemprego quando o trabalhador for admitido em novo emprego.




(   ) Certo        (   ) Errado

 



  1. O Cartão do Cidadão é um cartão magnético, emitido pela CAIXA, que permite consultar informações sobre o FGTS e quotas do PIS, bem como sacar os benefícios a que tiver direito, como Seguro Desemprego, FGTS e Abono Salarial.




(   ) Certo       (   ) Errado

 



  1. Uma das condições para recebimento do abono salarial é estar cadastrado há pelo menos 3 anos no PIS/PASEP.




(   ) Certo        (   ) Errado



  1. Para ter direito ao abono salário basta ter recebido, de empregadores contribuintes do PIS/PASEP, remuneração mensal de até 2 salários mínimos médios durante o ano base que for considerado para a atribuição do benefício.




(   ) certo     (   ) Errado



  1. Os Trabalhadores urbanos vinculados a empregador Pessoa Física tem direito ao abono se atender as condições legais.




(   ) Certo    (   ) Errado



  1. Os trabalhadores inscritos no Programa de Integração Social - PIS, recebem o abono salarial na Caixa Econômica Federal, e os inscritos no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público - PASEP, recebem no Banco do Brasil S.A., de acordo com o calendário de pagamento previamente divulgado.




(   ) Certo    (   ) Errado

 



  1. O FGTS consiste em um fundo de recursos, formado por depósitos efetuados pelos empregados, em seu favor, equivalente ao percentual de 8% do salário de cada trabalhador.




(   ) Certo      (   ) Errado

 

 

GABARITO:



  1. Resposta E


  2. Resposta E


  3. Resposta C


  4. Resposta E


  5. Resposta E


  6. Resposta E


  7. Resposta E


  8. Resposta E


  9. Resposta C


  10. Resposta C


  11. Resposta E


  12. Resposta E


  13. Resposta E


  14. Resposta E


  15. Resposta E


  16. Resposta E


  17. Resposta E


  18. Resposta E


  19. Resposta C


  20. Resposta E


  21. Resposta C


  22. Resposta E


  23. Resposta C


  24. Resposta E


  25. Resposta C


  26. Resposta E


  27. Resposta E


  28. Resposta E


  29. Resposta C


Relacionadas