terça, 11 de dezembro de 2018
Geral
Compartilhar:

Confira o simulado Correio Concursos desta semana

Redação / 24 de junho de 2018
Foto: Ilustração Correio
1)Segundo David Dabbs, imunoistoquímica é o método de localizar antígenos em células ou tecidos, por meio da sua ligação com anticorpos específicos e reconhecimento da marcação pela microscopia óptica. Julgue os itens subsequentes, relativos à expressão antigênica dos tumores.

Expressão de calretinina é um importante auxílio no diagnóstico diferencial das metástases intracutâneas do melanoma, uma vez que a proteína está ausente nas lesões primárias.

2) Segundo David Dabbs, imunoistoquímica é o método de localizar antígenos em células ou tecidos, por meio da sua ligação com anticorpos específicos e reconhecimento da marcação pela microscopia óptica. Julgue os itens subsequentes, relativos à expressão antigênica dos tumores.

Nas formas clássicas do linfoma de Hodgkin, expressão de CD15 pelas células neoplásicas não pode ser demonstrada em 30% dos casos, quando se usa o anticorpo LeuM1.

3) Segundo David Dabbs, imunoistoquímica é o método de localizar antígenos em células ou tecidos, por meio da sua ligação com anticorpos específicos e reconhecimento da marcação pela microscopia óptica. Julgue os itens subsequentes, relativos à expressão antigênica dos tumores.

O tumor fibroso solitário pulmonar é frequentemente positivo para bcl-2, actina e S-100.

4)Carcinomas são neoplasias malignas de origem epitelial que surgem a partir de lesões precursoras. Com relação aos aspectos biológicos da transformação neoplásica, julgue os itens seguintes.

Fatores angiogênicos associados a tumores, como o VEGF, são produzidos pelas células neoplásicas ou podem derivar de células inflamatórias que infiltram os tumores.

5) Carcinomas são neoplasias malignas de origem epitelial que surgem a partir de lesões precursoras. Com relação aos aspectos biológicos da transformação neoplásica, julgue os itens seguintes.

Inativação do gene NF-1 constitui exemplo de mutação em gene supressor tumoral que provoca encurtamento de telômeros.

6) Carcinomas são neoplasias malignas de origem epitelial que surgem a partir de lesões precursoras. Com relação aos aspectos biológicos da transformação neoplásica, julgue os itens seguintes.

O complexo ciclina D-CDK4 fosforila a proteína associada ao gene do retinoblastoma, que, por sua vez, estimula a replicação celular, estando a amplificação do gene CDK4 associada com glioblastomas e sarcomas.

7) Carcinomas são neoplasias malignas de origem epitelial que surgem a partir de lesões precursoras. Com relação aos aspectos biológicos da transformação neoplásica, julgue os itens seguintes.

O sistema imunológico desempenha papel importante na eliminação de clones celulares neoplásicos que adquirem antigenicidade.

8) Carcinomas são neoplasias malignas de origem epitelial que surgem a partir de lesões precursoras. Com relação aos aspectos biológicos da transformação neoplásica, julgue os itens seguintes.

Mutação do gene c-ABL é encontrada em alguns tipos de leucemias.

9) Carcinomas são neoplasias malignas de origem epitelial que surgem a partir de lesões precursoras. Com relação aos aspectos biológicos da transformação neoplásica, julgue os itens seguintes.

Promoção é a fase da carcinogênese de transformação celular, induzida por agentes químicos, físicos ou biológicos, que determinam alterações genéticas capazes de tornar o crescimento celular autônomo.

10) Almejando intervenções clínicas menos agressivas, os espécimes obtidos para análise morfológica se tornaram cada vez menores ao longo das últimas décadas, com grande impacto na conduta médica e no prognóstico. Entretanto, algumas limitações ainda persistem. A esse respeito, julgue os itens de 51 a 56.

No contexto clínico da menopausa, estrogenoterapia tópica não auxilia o diagnóstico citopatológico dos adenocarcinomas uterinos.

Gabarito:

Relacionadas