quarta, 12 de maio de 2021

Geral
Compartilhar:

Confira o Simulado Correio Concurso desta semana

Redação / 15 de julho de 2018
Foto: Ilustração Correio
1) Carcinomas são neoplasias malignas de origem epitelial que surgem a partir de lesões precursoras. Com relação aos aspectos biológicos da transformação neoplásica, julgue os itens seguintes.

O complexo ciclina D-CDK4 fosforila a proteína associada ao gene do retinoblastoma, que, por sua vez, estimula a replicação celular, estando a amplificação do gene CDK4 associada com glioblastomas e sarcomas.

 

2) Carcinomas são neoplasias malignas de origem epitelial que surgem a partir de lesões precursoras. Com relação aos aspectos biológicos da transformação neoplásica, julgue os itens seguintes.

O sistema imunológico desempenha papel importante na eliminação de clones celulares neoplásicos que adquirem antigenicidade.

 

3) Carcinomas são neoplasias malignas de origem epitelial que surgem a partir de lesões precursoras. Com relação aos aspectos biológicos da transformação neoplásica, julgue os itens seguintes.

Mutação do gene c-ABL é encontrada em alguns tipos de leucemias.

 

4) Carcinomas são neoplasias malignas de origem epitelial que surgem a partir de lesões precursoras. Com relação aos aspectos biológicos da transformação neoplásica, julgue os itens seguintes.

Promoção é a fase da carcinogênese de transformação celular, induzida por agentes químicos, físicos ou biológicos, que determinam alterações genéticas capazes de tornar o crescimento celular autônomo.

 

5) Almejando intervenções clínicas menos agressivas, os espécimes obtidos para análise morfológica se tornaram cada vez menores ao longo das últimas décadas, com grande impacto na conduta médica e no prognóstico. Entretanto, algumas limitações ainda persistem. A esse respeito, julgue os itens de 51 a 56.

Relacionadas