terça, 18 de junho de 2019
Geral
Compartilhar:

Confira as questões do simulado Correio Concursos desta semana

Redação / 22 de julho de 2018
Foto: Ilustração Correio
1) Considerando os Direitos Sociais expressamente assegurados na Constituição Federal de 1988, analise as afirmativas abaixo:

I. A remuneração do serviço extraordinário deve ser superior em, no mínimo, cem por cento da remuneração normal.

II. É assegurada a igualdade de direitos entre o trabalhador com vínculo empregatício permanente e o trabalhador avulso.

III. É assegurado o direito de repouso semanal remunerado, preferencialmente aos sábados e domingos.

IV. Constitui-se como um dos direitos sociais previstos na CF/88 a proteção à maternidade e à infância. Estão CORRETAS

A) I e II, somente.

B) I e III, somente.

C) II e IV, somente.

D) III e IV, somente.

  E) I, II, III e IV.

2) Ainda sobre os direitos sociais, assinale a alternativa CORRETA.

A) A filiação ao sindicato é obrigatória, conforme a respectiva categoria profissional.

B) Não é obrigatória a participação dos sindicatos nas negociações coletivas de trabalho.

C) A aposentadoria não extingue o direito à filiação das organizações sindicais.

D) O sindicato não pode defender interesse coletivo da categoria em questões administrativas.

E) O sindicato não pode defender interesse individual da categoria em questões judiciais.

3) Sobre os direitos políticos, analise as afirmativas abaixo:

I. A CF/88 determina que a idade da capacidade eleitoral ativa começa aos 16 anos.

II. Os analfabetos não podem votar no Brasil.

III. Os maiores de 60 anos votam de forma facultativa, no Brasil.

IV. Sobre o requisito da idade, a partir dos 21 anos, inicia-se a capacidade eleitoral passiva no Brasil, para concorrer ao cargo de Deputado Estadual. Está(ão) CORRETA(S) somente

A) I.

B) II e III.

C) I e IV.

D) I, II e IV.

E) II, III e IV.

4) Sobre os direitos e deveres individuais e coletivos previstos na Constituição Federal, analise as afirmativas abaixo:

I. Determinado edital de concurso estabelece, na etapa relacionada ao teste físico, limites diferenciados entre homens e mulheres. Nesse caso, o referido Edital busca respeitar o Princípio fundamental da isonomia formal.

II. A Constituição Federal não admite a pena de trabalhos forçados.

III. Ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei.

IV. Determinado Oficial de Justiça comparece às 21 horas, numa residência, acompanhado de reforço policial e munido de mandado judicial, para fazer diligência devidamente autorizada por juiz competente. Nesse caso, o morador da referida residência deve abrir as portas da sua casa em obediência à referida ordem. Está(ão) CORRETA(S) somente

A) II e III.

B) I e II.

C) I, II e IV.

D) III e IV. 

E) III.

5) Ainda sobre os Direitos Políticos, analise as afirmativas a seguir:

I. Somente a própria Constituição pode prever a perda ou suspensão dos direitos políticos.

II. A condenação criminal transitada em julgado impede o exercício dos direitos políticos, enquanto durarem seus efeitos.

III. A CF/88 exige que a ação de impugnação de mandato eletivo tramite em segredo de justiça.

IV. Os atos devidamente apurados de improbidade administrativa geram a suspensão dos direitos políticos. Estão CORRETAS

A) I e II, somente.

B) I e III, somente.

C) II e IV, somente.

D) I, II, III e IV.

E) II, III e IV, somente.

6) No processo de formação do território pernambucano, a partir da chegada dos portugueses na Capitania de Pernambuco ou Nova Lusitânia, os primeiros núcleos de povoamento foram as Vilas de

A) Itamaracá e Recife.

B) Igarassu e Olinda.

C) Igarassu e Recife.

D) Recife e Olinda.

E) Itamaracá e Igarassu.

7) Sobre a questão ambiental em Pernambuco, analise as proposições abaixo:

I. O aquecimento econômico da última década trouxe benefícios a diversos municípios e polos industriais em Pernambuco, como o aumento da oferta de empregos. No entanto, é importante que esse fenômeno de expansão econômica considere os recursos ambientais e seus limites de sustentabilidade.

II. Poluição hídrica, saneamento básico incipiente, deposição inadequada de resíduos sólidos, dentre outros, são exemplos de casos de degradação ambiental em Pernambuco que merecem atenção do Poder Público, da iniciativa privada e da sociedade civil no sentido de garantir, de forma articulada, o conhecimento das causas e efeitos a fim de mitigá-los.

III. O conhecimento dos principais problemas ambientais das cidades por parte dos seus cidadãos pode ser uma das ferramentas eficazes para combatê-los, exigindo o cumprimento da legislação vigente e praticando ações concretas em seu cotidiano.

IV. Conceber atividades humanas, considerando as questões ambientais, parece ser uma alternativa para modelos produtivos com menos agressão aos recursos naturais. Para tanto, o conjunto de tecnologias e criatividade pode ser o diferencial para o cenário ambiental de Pernambuco. Está(ão) CORRETA(S)

A) I, apenas.

B) I e II, apenas.

C) II e III, apenas.

D) I, II, III e IV.

E) I e IV, apenas.

8) Leia com atenção o texto abaixo:

Posso sair daqui pra me organizar (x2) Posso sair daqui pra desorganizar Da lama ao caos, do caos à lama (x2) o homem roubado nunca se engana O sol queimou, queimou a lama do rio Eu vi um chié andando devagar E um aratu pra lá e pra cá E um caranguejo andando pro sul Saiu do mangue e virou gabiru Ô Josué, eu nunca vi tamanha desgraça Quanto mais miséria tem, mais urubu ameaça Peguei um balaio fui na feira roubar tomate e cebola Ia passando uma véia e pegou a minha cenoura "Aê minha véia deixa a cenoura aqui Com a barriga vazia eu não consigo dormir" E com o bucho mais cheio comecei a pensar Que eu me organizando posso desorganizar Que eu desorganizando posso me organizar Que eu me desorganizando posso me organizar. Da lama ao caos, do caos à lama o homem roubado nunca se engana Da lama ao caos, do caos à lama o homem roubado nunca se engana Chico Science & Nação Zumbi. Da Lama Ao Caos. 1994.

Sobre ele, assinale a alternativa CORRETA.

A) O texto faz referência ao ecossistema dos mangues como símbolo da miséria e da pobreza e ilustra a necessidade de se proporem alternativas para sua extinção, na medida em que colaboram com a desorganização da cidade do Recife e dificultam o desenvolvimento.

B) Da lama ao caos, do caos à lama é uma obra, que exemplifica o movimento Manguebeat, ocorrido na década de 70, na cidade do Recife, no sentido de resgatar a desvalorização da cultura local, influenciando movimentos culturais externos.

C) No trecho do texto: “Ô Josué, eu nunca vi tamanha desgraça”, o autor sinaliza a sua insatisfação com as heranças e influências culturais deixadas por Josué de Castro, Mestre Salustiano, Ariano Suassuna no surgimento do movimento Manguebeat, na década de 90.

D) O texto ilustra um movimento de renovação e valorização da cultura pernambucana, denominado de Manguebeat, nascido na década de 90, na cidade do Recife, pautado na mobilização e na contestação social, e traz a ideia de caos como referência às desigualdades e aos conflitos sociais.

E) No texto, o caranguejo e o aratu representam a abundância dos recursos da natureza presentes nos manguezais, sendo esses recursos os responsáveis pela redução da fome e da miséria e por significativos avanços sociais, vistos na década de 70, momento em que nascia o Movimento Manguebeat.

9) Considerando a divisão territorial de Pernambuco por municípios e observando o quadro a seguir sobre taxa de alfabetização por mesorregião, assinale a alternativa CORRETA.

A) Na Mesorregião do Agreste, as mulheres apresentam taxa de alfabetização superior em relação às mulheres da Mata Pernambucana, especialmente a população no Município de Arcoverde.

B) Nas Mesorregiões Metropolitana do Recife e do São Francisco, o número de mulheres analfabetas é menor em relação à taxa das demais Mesorregiões do estado. Como exemplo, têm-se os Municípios de Recife e Petrolina, respectivamente.

C) Excetuando-se a Mesorregião Metropolitana do Recife, a Mata Pernambucana é a que possui o percentual mais elevado de mulheres alfabetizadas, com destaque para os Municípios de Carpina e Palmares.

D) Em todas as Mesorregiões de Pernambuco, o total de pessoas alfabetizadas acima dos 10 anos de idade é superior aos 80%, sobretudo nos Municípios de Recife, Caruaru e Petrolina.

E) Nas Mesorregiões do Agreste e do Sertão de Pernambuco, o número total de pessoas analfabetas é menor em relação às demais Mesorregiões, em especial nos municípios de Caruaru e Arcoverde.

10) Sobre as características e especificidades das Regiões de Desenvolvimento - RD do Estado de Pernambuco, analise os itens abaixo:

I. A RD do São Francisco concentra o PIB mais elevado do Estado de Pernambuco e se caracteriza pela tendência de expansão da ocupação humana em razão dos incentivos promovidos pelos gestores públicos para o desenvolvimento do maior polo industrial de confecções do estado e crescimento da fruticultura, sobretudo para abastecimento interno.

II. Pode-se observar, na RD da Mata Sul, uma tendência de diversificação e ampliação das atividades econômicas, a partir da implementação de projetos indutores do desenvolvimento dos quais se destacam a instalação do Polo Farmacoquímico de Pernambuco e uma unidade da Fábrica de Automóveis Fiat no Município de Goiana.

III. A RD Metropolitana possui o maior quantitativo populacional e apresenta maior concentração de empreendimentos econômicos, com destaque para os que se originaram com a instalação do Complexo Industrial e Portuário de Suape, que tem atraído diversos investimentos, inclusive os do setor imobiliário nas localidades próximas ao referido empreendimento.

IV. Na RD do Agreste Setentrional, especialmente nos Municípios de Santa Cruz do Capibaribe e Toritama, observa-se um significativo crescimento dos centros urbanos em razão, sobretudo, dos incentivos ao polo industrial de confecções.

Estão CORRETOS apenas

A) I e II.

B) I, II e IV.

C) II e III.

D) III e IV. 

E) I, III e IV.

 

Gabarito:



 

Relacionadas