domingo, 17 de janeiro de 2021

Concurso
Compartilhar:

TJPB anuncia concurso para juiz leigo e edital deve ser publicado em 90 dias

Da redação com assessoria / 18 de maio de 2016
Foto: Divulgação
O presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque, anunciou nesta quarta-feira (18) a realização de um concurso público destinado ao cargo de juiz leigo. O edital deve ser publicado no prazo de 90 dias. Ao todo, são 30 vagas para todo o Estado. Os candidatos precisam ser bacharéis em Direito e ficarão no cargo por dois anos. O anúncio aconteceu após uma reunião do desembargador com o procurador-geral da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), professor Ebenezer Pernambucano.

Durante a reunião foi definido o magistrado que irá presidir a comissão do concurso. “A comissão do concurso será presidida pelo desembargador Romero Marcelo Fonseca Oliveira. Vamos eleger os demais membros dessa comissão. Agora, é trabalhar, com a finalidade de promover o concurso o mais rápido possível”, adiantou Marcos Cavalcanti.

O presidente do TJPB disse, também, que as parcerias com a UEPB estão consolidadas e trazem transparência e segurança ao certame.

Para o professor Ebenezer Pernambucano, toda a e qualquer seleção requer extremo cuidado e trato com a coisa pública. “É preciso ter confiabilidade. A Universidade Estadual da Paraíba já vem sendo parceira do Tribunal há muito tempo e esperamos até aumentar essa ações. Para a UEPB é uma honra participar na elaboração e realização desse concurso”, comentou o procurador.

O juiz-auxiliar da Presidência do TJPB, Eduardo José de Carvalho Soares, que também participou da reunião, informou que devem ser destinadas 30 vagas, em todo o Estado. “Devido a carência de juízes leigos, o concurso será realizado o mais breve possível. Como patrono e patrocinador do concurso, o Tribunal de Justiça é quem vai definir os critérios de seleção, remuneração e todos os detalhes de preenchimento das vagas”, acrescentou o magistrado.

Todos esses dados técnicos do TJ serão repassados à comissão da UEPB, que por sua vez, vai elaborar as fases da seleção pública. “O objetivo da Presidência do Tribunal, é que em noventa (90) dias o edital seja publicado”, calcula o juiz Eduardo Carvalho.

Participantes

Também participaram da reunião os desembargadores Romero Marcelo Fonseca Oliveira (presidente da comissão), João Benedito da Silva e Leandro dos Santos. Da equipe de assessores do TJPB, estavam Robson Cananea (diretor especial), José Antônio Coelho Cavalcanti (diretor de Gestão de Pessoas), Paulo Romero Ferreira (diretor de Economia e Finanças) e José Carlos Lopes Fernandes (gerente de Contrato).

Relacionadas