domingo, 19 de novembro de 2017
Concurso
Compartilhar:

Estudar matemática é dica para aprender estatística cobrada na área fiscal e PRF

Lílian Morais / 03 de abril de 2016
Foto: Divulgação
Aprender estatística depende apenas de sua dedicação: quanto mais tempo e estudo você se dedicar mais conhecimentos sobre a matéria você terá. Não adianta apenas ver ou assistir aulas e vídeos, esta é uma matéria que só se aprende praticando! Então assista as aulas, faça todas as anotações que seu professor passar, estude os exercícios resolvidos de um bom livro e faça os exercícios propostos. Anote suas dúvidas e tire-as com seu professor. Mas atenção, se você guardar dúvida em um assunto muito provavelmente terá outras nos conteúdos seguintes. Então não deixe de tirar todas elas! A dica é da professora de Matemática Clarissa Pessoa Borges Fernandes é bacharel e licenciada em Matemática pelo UFPB, com pós-graduação em docência do Ensino Superior e mestre em Engenharia de Produção.

“Os conteúdos que caem frequentemente são de estatística básica - visto nos ensinos fundamental e médio. Éimportante salientar que deve-se observar qual a banca examinadora para tentar identificar o que eles mais cobram e encontrar um padrão de questões. A lista com os principais conteúdos são: tabelas e gráficos de frequência (de segmento, barra e setores[pizza]); medidas de tendência central (média aritmética e ponderada, moda e mediana); medidas de dispersão (variância e desvio padrão); probabilidade básica. análise combinatória (fatorial, principio fundamental da contagem, permutação, arranjos e combinação),conjuntos problemas de quantidades [diagramas de Venn])”, explica Clarissa.

A Estatística é uma disciplina muito cobrada nos concursos de nível médio e ainda nas provas do INSS, IBGE, Universidades, PRF, informática. Mas a disciplina pode ser aprendida e dominada através de exercícios, conforme explica a diretora da Damásio Educacional,Isabele Serrano.

De acordo com Isabele Serrano, Estatística é uma matéria que tem de ser estudada com antecedência.” É uma matéria difícil e que não pode simplesmente ser decorada. É preciso condicionamento, estudando e fazendo exercícios”. alerta.

Leia Mais

Relacionadas